Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ingá Realiza Sua V Conferência Municipal De Assistência Social

Ingá realiza sua V Conferência Municipal de Assistência Social

 

Cinco eixos temáticos foram discutidos

 

Foi realizada nesta quinta-feira, 25, na casa de eventos Sonho de Festas e Recepções, a V Conferência Municipal de Assistência Social com a participação de autoridades estadual e municipal, bem como de representantes da sociedade civil organizada.

Credenciamento

Conforme programação, o credenciamento começou por volta das oito horas da manhã.

Composição da mesa

O mestre de cerimônia Antonio Tito Filho convocou a formação da mesa que ficou assim composta: Sérgio Trigueiro, Presidente da APNEI,   Robênia, representante da Fábrica Alpargatas, Lindinalva Dantas, Secretária de Saúde, Vavá da Luz, Secretário de Turismo, Cassio Murilo, Presidente da Câmara de Vereadores de Ingá, Carlos Mendoça,vice-prefeito, Alex Vilas Boas, Secretário de Bem Estar e Ação Social, Ediclê Travassos de Lima, Gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Estado, Adjane Valeriano, Secretária de Educação, Ivamara Ramos, Coordenadora do Projovem, Ismael da Silva Oliveira, Presidente do Conselho Tutelar, Antonia Marize Guerra Araújo, Secretária de Ação Social de Itatuba, Maria José Cesário, Assistente Social do município de Queimadas e Regilane Dantas, Assistente Social do município de Montadas e professora da UNIPAR, palestrantes conferencistas.

O evento de trabalho contou ainda com a presença dos vereadores: Dimas Campos (PSB), Marrinho (PR) e do Secretário Adjunto de administração José Carlos Rodrigues.

O prefeito Manoel da Lenha não pode comparecer ao evento em razão de ter viajado novamente à Brasília para concretizar convênios. Foi representado pelo o vice-prefeito.

Vice-prefeito Carlos Mendonça

O vice-prefeito Carlos Mendonça abriu o evento saudando a mesa e dando as boas vindas aos conferencistas. Mendonça falou da importância do trabalho da Ação Social e solicitou aos grupos de trabalho que ouvissem com atenção as proposições de todos os membros das equipes. Desejou a todos um dia de bom aproveitamento das propostas que serão apresentadas.

Secretário de Bem Estar e  Ação Social, Alex Vilas Boas

O Secretário Alex Vilas Boas expressou sua satisfação em contar com as ilustres presenças de gestores e comunidade do meio social. Alex falou que o compromisso de sua secretaria é trabalhar não apenas o PETI e o Projovem, mas sim as famílias, sobretudo as que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. “Muitas ações que realizamos não são do conhecimento da imprensa e do grande público, mas as famílias individualmente sabem do nosso esforço e realizações”. Lembrou Alex.

O secretário enfatizou a importância das conferências, sendo que muitas realizações hoje é fruto de proposições de conferências anteriores. Elogiando a atenção dispensada pela atual gestão na área da Ação Social. Alex falou que “Nosso prefeito Manoel da Lenha é um assistente social nato”.

Alex destacou que para todo esse trabalho realizado na ação social, o valor destinado para custeio pelo governo federal vinculado a sua pasta é de apenas R$ 15.000,00/mês (Quinze mil reais), o restante tem sido custeado pela prefeitura. “Pretendemos dentro dos próximos seis meses, contar com a aprovação do pedido de revisão para o aporte de mais recursos no sentido de expandir todos esses serviços para Pontina e Chã dos Pereiras”. Concluiu Alex, no que foi muito aplaudido.

Gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Ação Social do Estado da Paraíba, Ediclê Travassos de Lima

Dra. Ediclê Travassos de Lima, Gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Estado parabenizou o trabalho de Alex e sua equipe na Ação Social do Ingá, sendo que o serviço prestado à população tem sido referências para outros municípios. Após conhecer pessoalmente os trabalhos desenvolvidos por Alex e sua equipe, Ediclê manifestou publicamente seu parecer favorável ao reordenamento dos recursos, no que foi entusiasmadamente aplaudida pela plateia.

A gerente Ediclê, representando a secretária estadual, Cida Ramos, também enfatizou mudanças na nomenclatura e concepção dos programas existentes como PETI, PROJOVEM, Grupo de Idosos e gestantes, que assim eram denominados, passando atualmente para SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). O Enfoque atual é no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, e neste sentido a gestão da Ação Social dos municípios é de suma importância”. Concluiu Dra. Ediclê.

Coral do PETI

Orquestra de Violões

Violões e Acordeon

Após os discursos houve duas  lindas apresentações: O Coral formado pelas meninas do PETI, e em seguida, a Orquestra de Violões, formado pelos adolescentes do PROJOVEM, que encantou a todos os presentes.

Maria José e Gerlane

 

Fechando a programação da manhã na Conferência, houve a esclarecedora palestra das Assistentes Sociais, Regilane Dantas e Maria José, autoridades no assunto, que apresentaram ponto a ponto os seis eixos temáticos: 1.- O COFINANCIAMENTO OBRIGATÓRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2- GESTÃO DO SUAS: VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL, PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. 3 – GESTÃO DO TRABALHO. 4 – GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS. 5 – GESTÃO DOS BENEFÍCIOS DO SUAS. 6 – REGIONALIZAÇÃO.

Publico assistindo as apresentações e palestras

Refeição servida por Simone e sua equipe

Intervalo para o almoço servido a todos os conferencistas.

Valdineide apresenta as proposições do grupo 3

Na parte da tarde os grupos se dividiram para discussão dos temas, apresentar proposições e eleição dos delegados à conferência estadual.

Visita às instalações do PETI no Industrial

Visita às instalações do PROJOVEM, atual CSVF , Núcleo I

Centro Municipal Capacitação Profissional. Curso de Mecânica de Motos em parceria com o SENA

 

Ainda neste período da tarde, a gerente Ediclê em companhia do secretário Alex e da coordenadora Ivamara fizeram uma visita às instalações dos diversos programas da rede de proteção social, sendo aprovadas com sugestões de pequenos ajustes.

Conclusão das visitas

Ao final, Alex avaliou como bastante positiva a V Conferência Municipal de Assistência  Social, elogiando a participação dos gestores, usuários do sistema, Conselho Tutelar, associações e comunidade.

VEJA TODA GALERIA DE FOTOS ACESSANDO O LINK ABAIXO:

http://inga.pb.gov.br/acao-social/fatos-e-fotos-v-conferencia-de-assistencia-social-de-inga

ASCOM-PMI