Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INGÁ DE LUTO Morre no Rio o maestro Severino Araújo, da Orquestra Tabajara

Severino comandou a orquestra durante 70 anos.
Ele será enterrado neste sábado (4), em Botafogo, Zona Sul da cidade.

Morreu na manhã desta sexta-feira (3), no Rio de janeiro, o maestro Severino Araújo. Severino, que durante 70 anos comandou a Orquestra Tabajara, tinha 95 anos e teve falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma infecção urinária. A informação foi confirmada pelo atual maestro da orquestra e irmão de Severino, Jayme Araújo.

O maestro estava internado no hospital Ipanema Inn, em Ipanema, na Zona Sul. De acordo com a família, ele estava internado desde o dia 20 de julho. O sepultamento será neste sábado (4), às 12h, no cemitério São João Batista, em Botafogo.

Há cinco anos, Severino havia sido substituído no comando da orquestra pelo irmão. Ele deixa quatro filhos, dentre eles um que segue a carreira de maestro.

SAIBA MAIS :

Seu pai era professor de música e regente da banda local e a mãe fazia da música sua diversão predileta. Além dele, os irmãos também tornaram-se músicos, todos sendo integrantes mais tarde da Orquestra Tabajara. Manuel como trombonista, Plínio como baterista, José, mais tarde, conhecido como Zé Bodega, seria sax tenor e o mais novo, Jaime, seria o primeiro saxofone. Começou a estudar música aos seis anos de idade, tendo aulas com o pai. Aos oito, tornou-se assistente do pai. Com 12 já tocava clarinete. Em 1933, sua família mudou-se para o interior da Paraíba, indo residir na cidadezinha de INGÁ, a mesma que inspirou o compositor Joubert de Carvalho a compor a célebre canção “Maringá”, que daria nome posteriormente à cidade do norte do Paraná.

Não é possível comentar.