Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NO INGA AUMENTA A DEMANDA POR CORTES DE TERRA

nta a demanda por corte de terras

Diversas áreas da zona rural já foram beneficiadas

A secretaria de agricultura do município de Ingá, tem uma programação de corte de terras que obedece uma sequencia lógica geográfica e também obedecendo a situação climática – Informou a secretária de agricultura, Maria Aparecida Campos Ramalho.

Os dois tratores da prefeitura de Ingá estão trabalhando num ritmo frenético para atender os pedidos dos agricultores. Cerca de 350 solicitações estavam agendadas, porém até o mês de abril apenas 20 % destes pedidos haviam sido atendidos em razão do pouco maquinário disponível no momento, tendo prioridade para os locais onde as chuvas já haviam ocorridas, como Serra Velha, Quixelou, Várzea do Meio, Bacamarte, Alto da Conceição e Humaitá, comunidades já beneficiadas.imagesNesta semana, como as precipitações pluviométricas atingiram todo o município de Ingá, a demanda aumentou consideravelmente. Dezenas de agricultores têm procurado a secretaria de agricultura solicitando o corte de terras pelos tratores, no que a secretaria Aparecida pede paciência que a secretaria atenderá dentro da medida do possível obedecendo a programação estabelecida. A secretária informou ainda que o serviço de corte de terras oferecido pela Prefeitura Municipal de Ingá é totalmente gratuito

A secretaria também lembra da necessidade que os criadores atentem para o período da vacinação preventiva contra a aftosa, que vai de 1º de maio ao dia 31.

A secretaria de agricultura recentemente realizou em parceria com a Emater-PB, a jornada da inclusão produtiva, no União Cultural Ingaense, onde técnicos agrícolas disponibilizaram assistência aos agricultores, os bancos oficiais Banco do Brasil e BNB deram orientações sobre financiamento rural e uma excelente palestra sobre aposentadoria rural. Na ocasião foram entregues certificados de conclusão de cinco cursos técnicos já realizados pela secretaria através do SENAR.

AGRICULTURA INCLUSÃO DIGITAL

O prefeito Manoel da Lenha participou do evento e fez entrega de sementes selecionadas aos agricultores, prontas para o plantio aproveitando o início do período chuvoso na região. O evento contou também com a participação do coordenador nacional da pastoral da criança, técnicos da Emater e da coordenadora local, Magna Bacalhau, vereador Dimas Campos, do presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Antonio Calú, secretária de saúde, Lindinalva e cerca de 150 agricultores e produtores rurais cadastrados. Na ocasião foram desenvolvidas ações da secretaria de saúde como verificação de pressão, glicemia e vacinação contra a gripe.

ASCOM