Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

IDEP/UFPB em parceira com Ministério das Cidades e Caixa traz a Paraíba o PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS URBANOS

capa

O Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba em parceira com o Ministério das Cidades, com a Caixa Econômica Federal e com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, trará em Maio/2014 para João Pessoa a etapa presencial do Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos, porém para se inscrever neste evento o participante deverá fazer dois cursos on-line ofertados gratuitamente pelo ministério.

 

O Programa em nível nacional é desenvolvido pelo Ministério das Cidades, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS URBANOS, tem como objetivo de fomentar o aprimoramento técnico dos agentes municipais por meio de um conjunto de informações necessárias para estruturação e apresentação de propostas visando à implementação de projetos vinculados às ações apoiadas pelo Ministério das Cidades.

 

Com um conjunto articulado de atividades, serão desenvolvidas 03 (três) etapas de formação:

 

1ª ETAPA – Cursos a distância de autoinstrução preparatórios: esta etapa será desenvolvida na Plataforma de EAD do Portal Capacidades com textos, videoaulas e exercícios/questionários para fixação dos conteúdos. Serão oferecidos 05 cursos com certificação individual, dos quais o participante deverá cursar, no mínimo, 02 para ter acesso ao processo seletivo do curso presencial. São eles:

 

Curso I – O Ministério das Cidades: estruturas e políticas sob sua responsabilidade(CURSO OBRIGATÓRIO – Carga Horária: 20h)

 

Curso II – Projetos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento

(CURSO OPTATIVO – Carga Horária: 10h)

 

Curso III – Operações decorrentes de financiamentos

(CURSO OPTATIVO – Carga Horária: 10h)

 

Curso IV – Projetos no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida

(CURSO OPTATIVO – Carga Horária: 10h)

 

Curso V – Transferências voluntárias

(CURSO OPTATIVO – Carga Horária: 10h)

 

Os cursos a distância de autoinstrução serão disponibilizados simultaneamente. Para se habilitar ao processo seletivo referente à 2ª ETAPA (curso presencial), o participante deverá fazer no mínimo 02 (dois) cursos, sendo um obrigatório e um optativo. E a 3ª ETAPA a elaboração assistida pelos tutores do programa de alguns projetos.

 

Para se inscrever, primeiro faça seu cadastro no Programa Capacidades através do link:

 

http://www.capacidades.gov.br/cadastro

 

Após o cadastro se inscreva no 1º Curso: O Ministério das Cidades: estruturas e políticas sob sua responsabilidade, no link: http://migre.me/ihX85

 

 

Prof. João Marcelo Alves Macêdo
Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba – IDEP
Professor do DCSA/CCAE/UFPB 
Líder do GAPCIC/UFPB/CNPq

(83) 8872-0506 (OI) / 8134-8191 (TIM) / 8158-6122 (VIVO)
Email: [email protected]
Skype: jmmarcelopb
Twitter: http://www.twitter.com/joaomarcelopb 
Web Site: http://www.joaomarcelo.net 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0370488498421792 
Grupo de Pesquisa: http://www.ccae.ufpb.br/gapcic