Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

HAJA CORAÇÃO : TRE julga até dia 10 de agosto pedidos de impugnação

A Justiça Eleitoral recebeu 12.623 pedidos de registros de candidaturas para as eleições deste ano nos 223 municípios paraibanos. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti Albuquerque, os pedidos estão sendo processados pelos cartórios das 77 zonas eleitorais do Estado, mas tendem a aumentar, em decorrência do prazo para o pedido de registros individuais de candidaturas, que só se encerra no próximo dia 10.

De acordo com Marcos Cavalcanti o período destinado ao registro de candidaturas pelos partidos políticos e coligações partidárias transcorreu dentro das normalidades, apesar da greve que foi deflagrada por alguns servidores do Poder Judiciário, de segunda a quinta-feira.

“Apesar do movimento grevista, que foi encerrado na última quinta-feira à noite, não ocorreu nenhum tipo de incidente e não atrapalhou os registros, que estão em fase de processamento”, revelou o presidente.

O desembargador disse que durante o período destinado aos registros, foi registrado apenas quedas no sistema, que ocasionaram um pouco de atraso no processo, por conta da grande quantidade de candidatos que deixou para última hora.

“Tudo ocorreu de forma tranquila em todo o Estado. Tivemos certos problemas no sistema que em alguns momentos chegou a cair, mas nada que atrapalhasse o registro de candidaturas encerrado na quinta-feira, para os partidos e coligações”, informou.

O presidente do TRE-PB disse ainda, que os cartórios eleitorais estão funcionando em regime de plantão para receber, até o próximo dia 10, conforme estabelece o calendário eleitoral, para receber os pedidos de registros individuais.

Em João Pessoa, os registros de candidaturas foram efetuados no cartório da 64ª Zona Eleitoral, que tem como responsável o juiz Fabiano Moura de Moura. O magistrado disse que vai iniciar a análise dos pedidos assim que houver a conclusão do processamento e deverá divulgar, nos próximos dias, o edital contendo os pedidos de registros para fins de impugnação. A partir da publicação do edital, será aberto um prazo de cinco dias para impugnações aos registros.

O juiz Fabiano de Moura disse que tem até o dia 10 de agosto para julgar todos os pedidos de registros. Mas sua expectativa é concluir as análises antes do fim do prazo, porque vai dar prioridade e celeridade ao processo. “O prazo final é 10 de agosto, mas antes disso pretendemos estar com tudo pronto, cumprindo todas as fases processuais”, informou.