Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo do Estado lança 35ª edição do Salão do Artesanato Paraibano e evento conta com mais de 500 expositores

O lançamento da 35ª edição do Salão do Artesanato Paraibano ocorreu na manhã desta terça-feira (10), na Orla da Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, no mesmo espaço em que o evento será realizado de 13 de janeiro a 5 de fevereiro. A solenidade de lançamento foi prestigiada pela primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, além de outras autoridades.

 

O tema do 35° Salão do Artesanato Paraibano é “Artesanato Indígena”, mostrando toda a riqueza cultural dos primeiros habitantes do País, representada aqui no Estado principalmente pelas etnias Potiguara e Tabajara. Ao todo, o Salão terá a participação de 537 artesãos, número recorde e que vai trazer a riqueza do nosso artesanato produzido do Litoral ao Sertão. O evento é uma realização do Governo do Estado e Sebrae-PB.

cenográficos, como duas canoas que são utilizadas pelos indígenas na atividade da pesca, e também a montagem pelos próprios indígenas de duas ocas e elementos do cotidiano deles”, prosseguiu o arquiteto.

 

A ambientação do espaço vai contar ainda com um corredor sensorial, onde o visitante será recebido com músicas da cultura indígena usadas na dança do toré, além de alguns incensos de ervas conhecidas pelos indígenas há centenas de anos, entre outros detalhes.

 

O também arquiteto Gustavo Vaz destacou que todo o projeto foi pensado para surpreender quem for prestigiar o Salão. “Temos o desafio de fazer algo não repetitivo, claro, mas tendo em mente de que tem de ser um circuito onde os visitantes passem por todas tipologias, dando oportunidade igual de divulgação e comercialização a todos os artesãos”, ressaltou.

 

Brasilidade ‐ O artesanato indígena é a mais pura expressão da produção artesanal brasileira. Ele está presente em praticamente todas as etnias, já que os indígenas utilizam a habilidade para confeccionar utensílios e adornos.

 

A maioria dos produtos é elaborada com materiais retirados da própria natureza e que estejam em abundância na região. Cestaria, cerâmica, entalhe em madeira, montagem de bijuterias com sementes e penas são os mais produzidos a partir da técnica de trançados em fibra.

 

A solenidade de lançamento do 35° Salão do Artesanato Paraibano foi prestigiada por Naná Garcez, presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Lídia Moura, secretária da Mulher e Diversidade Humana; Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTtur); Gregoria Benário, presidente da Junta Comercial da Paraíba (Jucep); Késsia Cavalcanti, superintendente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB); entre outros auxiliares do Governo do Estado, assim como auxiliares de municípios como o de Baía da Traição, no Litoral Norte do Estado.

 

Serviço

 

35° Salão do Artesanato

 

Tema : Artesanato Indígena

 

Período : 13 de janeiro a 5 de fevereiro

 

Horário : das 15h às 22h, todos os dias da semana

 

Endereço : Orla Marítima de Cabo Branco, após o Jangada Clube

 

Realização : Governo do Estado e Sebrae