Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo do Estado inaugura UPS do bairro do Roger nesta quarta-feira

Governo do Estado inaugura UPS do bairro do Roger nesta quarta-feira

O Governo do Estado inaugura nesta quarta-feira (27), às 18h, a Unidade de Policiamento Solidário (UPS) do bairro do Roger, em João Pessoa. A UPS, a sétima inaugurada em menos de dois anos, atenderá os moradores de cinco localidades (entre bairros e comunidades) e contará com um efetivo de 19 policiais militares – já capacitados pelo curso de Promotor de Polícia Comunitária.         

Segundo o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), tenente coronel Almeida Martins, o prédio – no qual funcionava um posto de polícia fechado há mais de dez anos – foi recuperado e equipado para melhor atender a população.    

Foram investidos na UPS em torno de R$ 110 mil, recursos oriundos do próprio batalhão. A comunidade também colaborou com opiniões e sugestões.  A UPS conta também com sistema de vídeomonitoramento, alojamento climatizado, placas sinalizadoras – além de três motos e uma viatura pálio weekend.     

Apesar da inauguração da Unidade de Policiamento Solidário acontecer oficialmente nesta quarta-feira (27), há cerca de 20 dias o efetivo já atua 24 horas nas seguintes localidades assistidas: Roger, Padre Zé, Tambiá, Porto do Capim e Comunidade do S.    

“Existia um vácuo de mais de dez anos sem a presença efetiva da polícia nesses lugares. Havia apenas o policiamento itinerante. Com a chegada da UPS, segundo os depoimentos que já colhi dos moradores desde o início da obra, há um sentimento de segurança”, disse o tenente coronel          

Ainda segundo ele, anteriormente o policiamento era aplicado quando a população requeria através do 190 – quando da iminência de um delito. Agora, a PM está instalada e a prestação de serviço acontece durante 24h, facilitando o trabalho preventivo, de diálogo e parceria com a população.        

“Isso é muito importante e vai, certamente, contribuir para a diminuição de todas as formas de criminalidade”, completou, ao lembrar que a UPS também conta com um número da Linha Solidária (8714-0119), através do qual a comunidade pode entrar em contato direto com a polícia a qualquer hora.    

Um estudo feito pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social mostra que, no geral, os bairros que receberam as UPS reduziram em 17% o número de homicídios neste primeiro semestre de 2012, quando comparado com o mesmo período de 2011.    

No bairro São José, por exemplo, houve uma queda de homicídios de mais de 60%. De janeiro a julho de 2011 foram registrados 27, enquanto no mesmo período deste ano – quando a UPS já estava instalada – foram contabilizados 11 homicídios.    

Capacitação – Os policiais que atuam nas UPS participam frequentemente do curso de Promotor de Polícia Comunitária, oferecido também para líderes comunitários. Eles passam a conhecer a nova filosofia de trabalho da Polícia Militar, com o policial mais perto das pessoas, trabalhando de forma integrada com a comunidade e estimulando a participação social para resolver problemas comuns.    

Em menos de um ano e meio, a Polícia Militar já capacitou 1.055 profissionais da área de segurança e líderes comunitários. Só este ano, já foram 644 e a meta é capacitar 800 policiais até o final do ano.    

Confira os números da Linha Solidária de cada UPS:    

UPS do Alto do Mateus: (083) 8679-2590    

UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213    

UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927    

UPS do São José: (083) 8628-7040    

UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717  

UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228  

UPS Roger: (083) 8714-0119  

SECOM-PB