Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo da Paraíba entrega escola na comunidade Colinas do Sul em João Pessoa

Governo da Paraíba entrega escola na comunidade Colinas do Sul em João Pessoa

O Governo do Estado inaugura nesta sexta-feira (17), às 17h, a Escola Estadual de Ensino Médio Cineasta Linduarte Noronha, no Bairro Colinas do Sul, em João Pessoa. A unidade de ensino possui sete salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências e biblioteca. A escola foi construída com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR/FNDE) e do Tesouro Estadual. O investimento é de R$ 916.874,65.

A Linduarte Noronha vai atender a 735 alunos do Ensino Médio regular, durante o dia, e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Jovens e Adultos (Proeja), no turno da noite. Serão oferecidos, por meio do Proeja, os cursos de Informática e Eventos, cuja escolha se deu por meio de consulta com a comunidade que reside no bairro e nas proximidades.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, a escola vem suprir a necessidade da comunidade, que ainda não contava com um estabelecimento de ensino ofertando o Ensino Médio para os jovens e adultos, que precisavam se deslocar para bairros vizinhos para estudar.

Homenagem – O nome da escola é uma homenagem a Linduarte Noronha, nascido em Ferreiros (PE) em 1930. Foi cineasta, professor e procurador de justiça. Sua obra mais célebre é o documentário de curta-metragem Aruanda, que tem grande importância para o cinema brasileiro, sendo considerado o precursor do Cinema Novo, inclusive pelo cineasta Glauber Rocha, seu representante mais expressivo.

Linduarte Noronha foi repórter e crítico de cinema antes de enveredar pelo documentário. Foi adaptando um texto jornalístico próprio que rodou seu curta-metragem de estreia, “Aruanda” (1960). Linduarte Noronha faleceu em janeiro de 2012, em João Pessoa.

Secom PB