Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governador discute projeto de divulgação do artesanato da Paraíba com apresentador de TV

 

Governador discute projeto de divulgação do artesanato da Paraíba com apresentador de TV

 O governador Ricardo Coutinho recebeu, no final da manhã desta sexta-feira (27), na Granja Santana, o biólogo, economista e apresentador de TV, Richard Rasmussem, que apresentou um projeto para divulgação e valorização do artesanato no Brasil e no exterior.           Durante o encontro, que contou com a participação do presidente da Emater, Geovanni Medeiros e o presidente da Federação de Municípios da Paraíba (Famup), Richard apresentou um vídeo documentário sobre o trabalho dos artesãos que transmitem com suas mãos e mentes peças das mais diversas tipologias, sua cultura e costumes.

De acordo com Richard Rasmussem, o projeto visa trabalhar em parceria com o Governo do Estado, Emater e Sebrae meios de elevar a qualidade do artesanato paraibano no design, embalagens para a venda no mercado internacional. “A ideia do projeto é utilizar elementos de imagem e internet que divulgue os artesãos e, ao mesmo tempo, facilite a venda do artesanato brasileiro que é rico e diversificado, mas que não possui a capilaridade de pontos de vendas como o asiático e o africano. O artesanato do Nordeste precisa ser conhecido pelos próprios brasileiros e vamos trabalhar para mudar isso do ponto de vista econômico melhorando a renda dos artesãos”, disse.

Richard Rasmussem destacou que a ideia central do projeto é demonstrar que o valor das peças do artesanato brasileiro não está apenas nas peças, mas no valor criativo e emocional dos artesãos que repassam nos seus trabalhos aspectos imateriais de sua cultura e costumes do seu povo. “Ficamos satisfeitos pelo interesse que governador demonstrou no projeto e nos colocou à disposição o Programa do Artesanato e a Emater no trabalho de mapeamento da produção artesanal que geralmente acontece em localidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Ou seja, onde se tem menos recursos tem mais criatividade”, afirmou.

O governador Ricardo Coutinho disse que a proposta de Richard é muito boa por divulgar e valorizar a produção artesanal a partir do trabalho do artesão e que o Estado tem total interesse em desenvolver o projeto. Ele pediu para que Richard apresente o projeto para a análise e devidos encaminhamentos. “Apesar da beleza e diversidade do artesanato produzido na Paraíba e o destaque que vem tendo em feiras e eventos nacionais e até internacionais, os artesãos ainda ganham muito pouco por um trabalho manual e que demanda tempo e esforço”, destacou.

Atualmente, o Programa de Artesanato da Paraíba possui 6 mil artesãos cadastrados e é coordenado pela primeira dama do Estado, Pâmela Bório.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, enfatizou que o órgão, por meio de suas assessorias técnicas, identifica as mais diversas produções artesanais nas comunidades rurais. Ele explicou que constantemente são identificados talentos na produção de peças com palha de bananeira, palha do milho, cerâmica, madeira que são catalogados no sistema Sigater que serve como um grande banco de dados. “Esse software gera um diagnóstico com indicadores produtivos, sociais e ambientais que será útil no trabalho de catalogação do artesanato que é produzido na Paraíba e que precisa ser melhor trabalhado e conhecido”.

Richard Rasmussem apresenta o programa semanal “Aventura Selvagem”, no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), no qual já exibiu cerca de 20 reportagens na Paraíba sobre a cultura, artesanato, povo, vegetação, animais nas regiões do litoral, Cariri, Brejo e Sertão. Ele encontra-se na Paraíba onde realiza reportagem sobre as Itacoatiaras de Ingá.

Não é possível comentar.