Índices do 2º semestre já mostram significativos avanços
As atualizações e acompanhamentos dos números feitos pelo MDS, Ministério do Desenvolvimento Social, são divulgados a cada trimestre no decorrer do ano.
A equipe da Ação Social do prefeito Aron Renê enfrentou sérias dificuldades nos primeiros meses deste ano, devido a situação precária que herdou da gestão anterior, sobretudo no que se refere às pendências e irregularidades constantes no Cadúnico que serve de base para o Programa do Bolsa Família, onde centenas de famílias estavam na iminência de perderem seus benefícios. Neste contexto, o primeiro trimestre foi praticamente tomado em ações para arrumar a casa no sentido de legalizar a situação cadastral a fim de eliminar ao máximo a possibilidade de perda do benefício de transferência de renda do governo federal, o que seria um grande prejuízo numa cidade de pequeno porte como Itatuba, em que milhares de famílias dependem destes recursos.
Para se ter uma ideia, a Secretária de Ação Social, Antônia Marize Guerra Araújo, informa que constava 980 famílias com pendências e irregularidade no Tribunal de Contas da União, tendo que a equipe do social realizar o árduo trabalho de analisar cada uma família, fazendo visitas e observando caso a caso. Todo este trabalho surtiu efeito e atualmente esta alarmante quantidade de 980, foi reduzido para apenas 8 o número de famílias com pendências no cadastro. Marize enfatizou o empenho de sua equipe, bem como a orientação e colaboração do colega Alex Vilas Boas.
A gestora do Bolsa Família do município de Itatuba, Luzia Cleide apresentou um demonstrativo de análise dos números comparativos entre os anos de 2012, gestão anterior, com o ano de 2013, sob responsabilidade da atual gestão, cujos números e índices apresentam um significado avanço:
ÍTEM ANO DE 2012 1º SEMESTRE DE 2013
Cadastrados na base federal 2.214 2.880
Pendências e irregularidades 980 8
Cadastro atualizados na base 316 628
Famílias de agricultores cadas-
trados 278 781
Taxa de Cobertura Cadastral 101,8% 111,81%
Valor médio pago por benefí-
Cio R$ 153,78 R$ 196,25
Famílias beneficiadas pelo
PBF 1.556 1.714
Vale salientar ainda que neste primeiro semestre de 2013 houve 160 reversões de bloqueios e cancelamentos, ou seja, estas famílias estavam impedidas e voltaram a receber o Bolsa Família. Atualmente o programa atinge 55,15 % da população de Itatuba.
Para melhorar ainda mais estes números, durante o mês de julho foram acrescidas 150 famílias ao Bolsa Família, e a boa noticia é que no mês de agosto mais 150 passarão a receber o benefício.
A demanda pelo Bolsa Família em Itatuba é muito grande, porém para ter direito, a família tem que está inserida dentro dos critérios estabelecidos pelo MDS, e posteriormente obedecer as condições exigidas para continuar recebendo, o que as vezes, não é compreendida pelas pessoas que por ventura são bloqueadas por não agir conforme estabelecido em lei federal.
Luzia Cleide afirmou que, “A equipe do Cadúnico/Bolsa família obteve avanços importantes neste segundo trimestre , devido as estratégias de crescimento desenvolvidas pela atual gestão, alinhados ao compromisso com o desenvolvimento do nosso município, visto que, não podemos esquecer que o Programa Bolsa Família é uma iniciativa federal de transferência de renda em que beneficia família em situação de pobreza e extrema pobreza”. Concluiu a gestora do Bolsa Família.
Estão em pleno vigor ações do PETI, PROJOVEM, que atualmente foram unificados numa nova nomenclatura SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), bem como o CRAS e CREAS.
O prefeito Aron criou também o SIS SOCIAL, através de lei municipal aprovado pela Câmara, um programa municipal que permite a distribuição periódica de cestas básica, enxovais, ajudas financeiras e outros benefícios diretos a pessoas carentes e necessitadas.
Aron parabenizou a equipe do social pelos avanços conquistados e espera melhorar a cada trimestre.
ASCOM – Itatuba