Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS, DE PREJUÍZO AO LUCRO ( por Gabriel Peterlinkar)

 

gabri  A gestão de empresas rurais, (leia-se, propriedades que de alguma maneira tem ou pretendem ter como fonte de renda, alguma atividade ou serviço rural) é focalizada geralmente aos fatores do trabalho agrícola, zootécnico e agroindustrial, concentrando técnicas de produção e conceitos operacionais das atividades envolvidas.

Dentro deste contexto, podemos observar que a contabilidade e gestão administrativa é um instrumento pouco utilizado nas empresas rurais, pois muitos ainda veem esta técnica como complexa e de baixo retorno prático.

Porém para o sucesso administrativo e uma eficiência financeira de uma propriedade ou atividade rural, é necessário sim, que estes preceitos estejam inseridos no dia dia do homem do campo. É fundamental que sejam geradas informações técnicas e econômicas para cada tomada de decisão dentro da empresa. Isso é primordial em empresas urbanas, então por que ainda não é aplicada em empresas rurais?

“É muito comum que os produtores se atentem apenas aos indicadores de produção e produtividade, deixando de lado a gestão econômica da atividade. Não enxergando que muitas vezes o máximo produtivo, não traz, o máximo de retorno econômico ao produtor”

Uma gestão econômica eficiente só é possível ser feita, através da coleta de diversas informações pelo produtor rural, diariamente na sua atividade, e esse sem dúvida é o principal desafio da administração econômica.

Para tal coleta de informações, é necessário que o produtor seja assistido por um técnico capacitado e que entenda a importância da gestão econômica, gerando assim indicadores eficientes que auxiliará na tomada de decisões certas na propriedade, melhorando assim os resultados econômicos.  

Podemos dividir os fatores que interferem no sucesso da gestão em dois grupos:

Os fatores internos e externos.

Os fatores externos são aqueles que o empresário não tem controle direto, como por exemplo as condições climáticas, a legislação o comportamento do mercado e as politicas públicas. Porém de maneiras indiretas, os empresários podem e devem interferir nesses fatores de diversas maneiras, quando necessário.

Os fatores internos são aqueles que o empresário e produtor rural tem controle direto, ou seja, o volume dos seus negócios, rendimento de sua produção, custos, mão-de-obra, dentre outros.

“A eficiência deste processo pode ser difícil e demorada, porém o retorno financeiro é percebido logo que as primeiras decisões são tomadas”

Utilizando ferramentas e conceitos de administração como fluxo de caixa, custos de produção, economia de escala, indicadores econômicos, dentre outros, é possível transformar a realidade de empresas rurais, que muitas vezes estão trabalhando no vermelho, apesar de terem uma produção e produtividade alta.

 

Aliando as técnicas de produção e o máximo aproveitamento econômico, a AKO Consulting tem uma equipe técnica especializada, oferecendo ao produtor maneiras especificas de como melhorar o seu desempenho financeiro, com ferramentas práticas e tecnológicas que visam sempre o máximo econômico ao produtor rural.

 

Entre em contato e agende uma visita, mudar a forma de administrar sua empresa rural, muitas vezes é o que está faltando para um maior retorno financeiro na sua atividade.

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut