Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

FOLHA DE SP: PSB só vai dar apoio a Haddad em SP se PT abrir mão de disputar PMJP

Jornalista paulistana afirma que Capital da Paraíba é ‘questão de honra’ para o PS

A colunista da Folha de São Paulo, Vera Magalhães, trouxe em sua coluna desta segunda-feira (23) uma articulação nacional que pode decidir definitivamente os rumos da disputa pela Prefeitura de João Pessoa.

Segundo a jornalista, o interesse do PT de reconquistar a poderosa Prefeitura de São Paulo está intimamente ligada ao interesse do PSB de manter o assento principal do Paço Municipal pessoense.

Intitulando sua nota como “vital”, a colunista explica que o interesse da direção nacional do PSB em continuar com a Prefeitura da Capital nas mãos (onde já tem o Governo do Estado) é “uma questão de honra”. Por essa razão, forçou uma condição: só apoio o candidato petista a prefeito da megalópole, Fernando Haddad, se em contrapartida a direção nacional bata o martelo em terras pessoenses e abrace a campanha dos socialistas, que já tem como candidata Estelizabel.

Negociações não são de hoje – Outras especulações sobre as conversas entre o PT e o PSB já haviam sido lançadas pelo portal do “O Estadão”. Em matéria veiculada no final do mês de março, o jornal afirmou que uma articulação nacional podia selar a aliança entre os trabalhistas e socialistas. Segundo apontou o texto, o PT nacional poderia estar desistindo da candidatura própria para entregar nas mãos do PSB a aliança, em troca do inverso na Capital do Amapá. A mudança de peças faria parte da estratégia nacional do PT para as eleições de 2012. As articulações teriam como foco fundamental, de fato (como hoje aponta Verônica Magalhães) a disputa pela Prefeitura de São Paulo e como personagem coadjuvante importante o PSB. De acordo com as informações coletadas pelo portal, o plano seria o seguinte: o PSB abdicaria de qualquer pretensão de candidatura na maior cidade da América latina e, em troca, teria caminho livre para brigar por outras capitais.

Nessa “bandeja” ofertada pelo PT estaria a capital paraibana. No caso específico, segundo o Estadão, o PT abriria mão da candidatura própria na cidade, para apoiar o PSB de Ricardo Coutinho e Agra. Para não ficar de mãos vazias, o PT teria prioridade na disputa pela cidade de Macapá, onde o PSB aparece com mais força na disputa.

MaisPB