Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Flávio José encanta público no show de encerramento de festival do Ano Cultural

 

Image
Um misto de poesia e do autêntico forró nordestino foi o tom do show do cantor Flávio José, realizado na noite desta sexta-feira (14), na praia do Cabo Branco. O evento encerrou o Festival de Teatro e Dança do Ano Cultural Políbio Alves, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
No palco com a inseparável sanfona, o rei do xote fez reverência ao poeta Políbio, homenageado da noite, e cantou sucessos como ‘A Casa da Saudade’, ‘Vida Boa Aperreada’, A Natureza das Coisas’, entre outros. O público soltou a voz e arrastou os pés. “Flávio José representa a raiz, a matéria-prima da pura tradição cultural. Estou aqui, mas a música me remete a várias épocas da minha vida. Bom demais”, disse o empresário Edvan Tolentino.

O escritor agradeceu a oportunidade de estar recebendo a homenagem e disse que conseguiu o seu objetivo. “Vivo algo mágico, é singular, porque estive presente em salas de aula e pude discutir minha obra. Despertei nas crianças a cidadania”, vibrou o poeta Políbio Alves.

Image
O prefeito Luciano Agra afirmou que nunca houve na história da Paraíba um projeto como esse, que já está na sua quinta edição e a cada ano cresce o interesse do alunado pela cultura regional. “São mais de 70 mil estudantes que passam a conhecer um pouco mais sobre uma personalidade paraibana que se destaca no âmbito cultural. Nessa edição, eles se aprofundaram na obra ‘Varadouro’, que rendeu ótimos trabalhos acadêmicos”, comemorou o prefeito.

Programação – O evento teve início às 17h com a Mostra de Dança Adjane Pontes, com a participação de aproximadamente 150 estudantes de 11 escolas da rede municipal. Em seguida, houve a exibição do documentário do Ano Cultural Políbio Alves, que trouxe a vida do escritor e as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o ano letivo. Logo depois, o poeta Bráulio Tavares leu o poema ‘Varadouro’ e, pra finalizar a programação, o público conferiu o show do cantor Flávio José.

Image
Projeto Ano Cultural – Essa é quinta edição do Ano Cultural, que teve início em 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008, o Ano Cultural José Lins do Rego; em 2009, o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto e em 2010, o Ano Cultural Zé Ramalho.
Image

Este ano o projeto intitulado Ano Cultural Políbio Alves faz uma homenagem ao poeta escritor, cujo trabalho escolhido para dar suporte às atividades desenvolvidas no ambiente escolar foi a obra ‘Varadouro’, discutida em sala de aula pelos estudantes da rede municipal de ensino. Na obra, o autor convida o leitor para participar de uma viagem lírica sobre o Rio Sanhauá, narrando acontecimentos históricos, épicos do passado e presente. Os fatos narrados pelo autor remetem à conquista e ocupação do Estado da Paraíba. O livro integra o acervo literário das escolas municipais e está sendo referência para todas as ações do Ano Cultural.