Pular para o conteúdo

FIQUE POR DENTRO : Policia Federal (Prof. Marcos Bacalháo)

P O L Í C I A F E D E R AL
Prof. Marcos Bacalháo

A Polícia Federal é um Órgão subordinado ao Ministério da Justiça, cuja função é, de acordo com a Constituição de 1988, exercer a segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio sobretudo exercendo atividades de Polícia Judiciária
Compete a Polícia Federal:    
• Apurar informações penais contra a ordem política e social ou detrimento de bens, infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional.
• Prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e de contrabando.
• Exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.
• Exercer, com exclusividade, as funções de Polícia Judiciária da União.
Sua sede situa-se na Capital da Federação,(Brasília), havendo unidades de superintendências em todas as capitais. Ficando as delegacias e postos avançados em várias localidades do país.
UNIDADES:
Além das unidades centrais que ficam situadas em Brasília,existem três tipos de unidades no Departamento da Polícia Federal.
• Superintendência – há uma na capital de cada Estado do Brasil e no Distrito Federal, e elas estão diretamente subordinadas AA Direção Geral em Brasília.
• Delegacia – criadas em cidades grandes(Campina Grande, Patos)e médio porte haja necessidade, estão subordinadas a superintendência do estado.
• Posto Avançado – unidades menores sem efetivo policial próprio, recebem policiais de outras unidades em regime de rotatividade.

Em novembro de 2010, a Polícia Federal participou da operação que resultou na reconquista do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. A ocasião também deu visibilidade aos Grupos de Pronta Intervenção (G.P.I), que desde 2008 vêm sendo criados nas superintendências estaduais para atuação em situações de risco diferenciado.
COMANDO DE OPERAÇÕES TÁTICAS
O COT, é o grupo operacional de elite da Polícia Federal brasileira, tendo sido criado em 1987, com a missão de repreender a ataques terroristas em território nacional. A sede do COT fica também em Brasília,no Setor Policial Sul, de onde envia operadores para missões em todo Brasil.
Nos últimos anos, a Polícia Federal prendeu alguns de seus integrantes, acusados de corrupção. Eram agentes graduados e delegados que, escudados por um distintivo e um uniforme, facilitavam o contrabando de armas nas fronteiras, lideravam esquemas de roubo e receptação de carros, atuavam em quadrilhas especializadas na adulteração de combustível e locupletavam no tráfico de drogas
PARABÉNS POLÍCIA FEDERAL.