Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Fernando Catão assume presidência do TCE/PB nesta sexta-feira para biênio 2011/2012

Fernando Catão assume presidência do Tribunal de Contas da Paraíba nesta sexta-feira

O Tribunal de Contas da Paraíba vai se reunir em sessão especial, nesta sexta-feira (7), às 16 horas, para dar posse ao novo presidente, o conselheiro Fernando Catão, e aos demais integrantes do seu quadro dirigente para o biênio 2011/2012.

Também serão empossados os conselheiros Fábio Nogueira (vice-presidente), Umberto Porto (corregedor), Arthur Cunha Lima (presidente da 1ª Câmara Deliberativa), Arnóbio Viana (presidente da 2ª Câmara) e Flávio Sátiro (ouvidor). O conselheiro Nominando Diniz, que deixa a presidência ao final do biênio 2009/2010, vai assumir o cargo de coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), pertencente à Corte.

Depois de empossado, o novo presidente do Tribunal ouvirá as saudações da Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo advogado Carlos Aquino, e, ainda, do decano do TCE, conselheiro Flávio Sátiro, que falará em nome dos seus pares. As homenagens do Ministério Público com atuação junto à Corte serão apresentadas pela procuradora Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Perfil de Fernando Catão


Engenheiro civil formado pela então Universidade Nuno Lisboa, a atual Universidade do Rio de Janeiro, o campinense Fernando Rodrigues Catão, assume, aos 60 anos, a presidência do Tribunal de Contas, onde ingressou como conselheiro, em maio de 2004.

Sua experiência profissional inclui a ocupação dos cargos de secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado (de março de 1991 a dezembro de 1994), secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas Regionais, órgão do Ministério do Planejamento (de janeiro a setembro de 2005), secretário executivo da Câmara de Políticas Regionais do Conselho de Governo junto à Presidência da República e, ainda, secretário executivo da Pasta de Políticas Regionais do Ministério do Planejamento (de junho de 1996 a abril de 1998).

Foi, também, secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Campina Grande (de março de 1999 a julho de 2000) e secretário de Finanças do Município de João Pessoa (de maio de 2001 a abril de 2002) voltando à Pasta de Planejamento do Governo Estadual, de janeiro de 2003 a abril de 2004.

Participou, desde 1992, de missões diversas no exterior, a primeira como representante da Paraíba à Mesa de Renegociação do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PAPP), evento realizado com o apoio do Banco Mundial, na Cidade do México.

Integrou, em 1994, a missão comercial junto à Feira Alimentícia de Barcelona, Espanha, em busca de frota pesqueira para operação no Porto de Cabedelo. Em 1997, chefiou equipe de técnicos brasileiros em viagem à China Popular para o estudo de alternativas à transposição de águas do Rio São Francisco para o Nordeste Oriental.

Também compôs missão técnica à Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos, para exposição da política nacional de implantação de um polo biológico, em Manaus, apoiado na biodiversidade amazônica. Casado com d. Maria de Fátima Nepomuceno Catão, teve com ela os filhos Bruno, Ana Carolina e Pedro Henrique.

Ascom TCE/