Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Feira das Mulheres Artesãs do Cendac gera renda e promove o artesanato da Paraíba

Feira das Mulheres Artesãs do Cendac gera renda e promove o artesanato da Paraíba


A sétima edição da Feira das Mulheres Artesãs realizada pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), que reuniu cerca de 200 artesãs de diversos municípios da Paraíba, registrou um volume de negócios de aproximadamente R$ 115 mil em vendas e foi mais uma oportunidade de divulgar o artesanato produzido pelas mulheres paraibanas. O evento teve início na terça-feira (8) e foi encerrado nessa quinta-feira (10), no pátio da PBTur, em João Pessoa.

“O apoio do Governo da Paraíba e a participação efetiva das artesãs foi fundamental para o sucesso da feira, que teve seu espaço ampliado e as vendas expandidas este ano”, avalia a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

Além de promover o talento das mulheres artesãs, a Feira foi o espaço para homenagens e debates sobre a literatura produzida por mulheres no estado. As escritoras Mayara Vieira e Anna Apolinário participaram na quarta-feira (9) do debate

“Mulheres produzindo palavras e sons”, onde falaram sobre as suas produções e o crescimento da literatura feita por mulheres na Paraíba. “As escritoras são artesãs da palavra e é muito importante este espaço que o Cendac abre para gente para poder conversar sobre nossos livros e das outras colegas que estão conosco nesta estrada da literatura contemporânea da Paraíba”, disse Mayara.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, eventos deste tipo ajudam a movimentar o turismo na cidade. “Os turistas buscam em suas visitas à Paraíba conhecer o artesanato local, e o que é produzido na Paraíba é de muita qualidade e criatividade, por isso a feira das artesãs ocupa um espaço significativo no calendário de eventos do Governo do Estado e se consolida a cada ano”, disse.

Durante a feira, foram homenageadas 12 mulheres que se destacaram na música, política, comunicação e empreendedorismo. Entre as homenageadas, a superintendente do Jornal A União, Albiege Fernandes, a prefeita de Conde, Márcia Lucena, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a secretária de Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, e as artesãs Maria das Dores Vieira, Luiza de Barros Pereira, Célia Pereira dos Santos, Maria Erandi da Silva, Virginia Bezerra e Amália Monteiro Cavalcante, das cidades de Alagoa Grande, Cabaceiras, João Pessoa, Pombal e Campina Grande.

O evento também teve atrações culturais para animar o público, como a cirandeira Vó Mera e suas Netinhas, Lucineide do Acordeon e a banda da Polícia Militar da Paraíba, que fez a abertura.

Para a artesã Anilza Maria Barbosa, moradora de Acaú, em Pitimbu, e que há cinco anos participa da feira promovida pelo Cendac, o evento é uma vitrine que mostra a produção artesanal feminina. Ela usa arame, cordão de rede e cascalho de marisco para produzir as suas peças, que são usadas para decoração. “É muito importante estar aqui nesta feira porque eu posso divulgar minha arte com muitas pessoas, não só da Paraíba, mas também de outros estados do Brasil. Que a feira do Cendac continue por muitos anos valorizando o artesanato das mulheres da Paraíba”, disse