Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

FACILITANDO : Doença fez mulher ficar com a perna contantemente levantada

Uma cirurgia inédita ajudou uma inglesa a colocar seus dois pés no chão de novo. A fisioterapeuta Dia Joanne, de 37 anos, sofria de distonia, doença que provoca contrações musculares involuntárias em diferentes partes do corpo. Essa condição neurológica foi causada por um acidente que ela sofreu aos 15 anos de idade. Por causa disso, foi apelidada de “Senhora flamingo”.

 

A última contração muscular aconteceu há quatro anos, quando sua perna esquerda se levantou e, desde então, não baixou mais. Dia só conseguia se locomover com muletas, porque a posição de sua perna afetava o equilíbrio. Além disso, todas as suas roupas eram feitas sob encomenda. Depois de se submeter a nove horas de operação, em um hospital de Birmingham, na Inglaterra, ela agora só tem a comemorar.

 

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, a fisioterapeuta afirmou que a operação foi uma grande aposta. “Mas eu sabia que não poderia continuar do jeito que eu era. Estava ficando muito difícil. A dor era terrível”, disse ela, que chegou a recusar o procedimento quando soube pelos médicos que poderia levar as distorções para outras partes do corpo, mas acabou aceitando. Foi necessário colocar enxerto de pele na perna, e ela se recupera bem na própria casa.

Meia Hora