Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EXTRA!!! EXTRA!!! CAMILA CAMOMILA CUMPRE PROMESSA, PEDE CONCILIAÇÃO E APONTA NOME DE UMA CANDIDATURA DE CONSENSO

Como já deixei claro em minhas opiniões, discordo totalmente da forma como nossa cidade é gerida atualmente, acho que o Ingá passa por um momento extremamente difícil do ponto de vista político/administrativo e corre sério risco de inviabilização proposital para futuras gestões. Digo isto me baseando em informações de populares e nas próprias palavras do prefeito Lula quando já afirmou em diversas ocasiões que “vira esta prefeitura de cabeça para baixo ser for preciso, mas não perde a eleição.” Ora, isso sinaliza que está disposto a fazer qualquer coisa para se manter no poder, mesmo que isto custe a “quebra” do próprio município. Diante desta visão mesquinha e ultrapassada de fazer política, é necessário que o povo, as autoridades, e sobretudo a oposição, fiquem alerta. Mas cuidado, a oposição não pode incorrer no mesmo erro, o Ingá não precisa de um político “salvador da pátria” que espertamente explore o sentimento de revolta popular e atraia o eleitor votando cegamente por ódio ao gestor do momento, querendo mudança a todo custo e elegendo qualquer um que o derrube, vindo depois a se arrepender, votando novamente com ódio e assim sucessivamente criando um ciclo danoso, como tem acontecido nas ultimas eleições. Quem vota movido pela emoção do ódio, vota sem ver a razão, sem escolher o que acha melhor (ou menos ruim), sendo nocivo ao município e usado por grupos de exploradores. Podemos por um fim nisto? Sim, claro que podemos. Por isso, na minha modesta concepção, acredito que devamos inovar e ousar nas eleições vindouras.   
Contudo, me parece que a oposição além de estar dividida, continua sem um norte e é evidente que isto beneficia a candidatura situacionista que, com a atração da “máquina” vez por outra assedia e coopta um ou outro, minando ainda mais as pretensões oposicionistas. Não obstante os bons nomes que temos na oposição e pessoas dignas e merecedoras, mas neste momento, diante de tantas desavenças, desencontros, incompatibilidade de gênios (digamos assim), interesses menores “não republicanos” e reconciliações frágeis de fachada e conveniências, entre outras situações degradantes e constrangedoras. E sem desmerecer ninguém, pela o clima que existe hoje nas oposições, creio que nenhum deles, infelizmente, reúne condições de liderar uma união de consenso. Portanto, no sentido de evitar um fiasco nas eleições municipais, acho que toda a oposição deveria se reunir e sentar à mesa de negociações, desarmarem os espíritos, abdicar das ganancias e prepotências, e lançar um candidato de consenso, podendo ser até um nome que não esteja entre as opções da recente enquete deste blog do Vavá da Luz.
Impossível? Acho que não.
Necessitamos de um candidato honesto (será que existe?); experiente e capacitado em gestão pública; sério e ao mesmo tempo carismático e sensível às questões sociais; ingaense nato e com padrão de vida que seja compatível com seus rendimentos (isto sinaliza muito); retidão e conduta ética; que saiba exercer liderança e nos representar bem, aqui e lá fora, e acima de tudo tenha uma visão municipalista priorizando o coletivo em detrimento do exagerado individualismo. Será que nós temos um candidato com esse perfil?
Claro que não somos tolos nem ingênuos ao ponto de achar que existe político “santo”. Não, não se trata disso, sabemos que em política, por melhores que sejam as intenções, há sempre um jogo de interesses enorme que envolvem diversas matizes, mas isso é perfeitamente administrável e contornável quando se tem liderança confiável e valores éticos que fundamentem suas ações na separação entre o joio do trigo da politicagem.
Mas o (e)leitor participante deste conceituado blog não se contenta com perfis, quer nomes, sejamos objetivos. Pois bem, a meu ver, a pessoa que mais se aproxima do perfil acima elencado chama-se: Sr. Severino Santiago da Silva, mais conhecido pelos nossos munícipes como “Biu Tió”., professor universitário na área de administração, exerce o cargo de direção no hospital da FAP em Campina Grande há anos, tendo padrão de vida inteiramente compatível com seus rendimentos (isso pressupõe honestidade), incontestável conduta ética, origem de família humilde que venceu na vida pelos estudos e por méritos próprios assim como seus irmãos, enfim, um cidadão respeitado dentro e fora de Ingá com larga experiência em gestão e formação em administração pública. Sem sombra de dúvidas, é o que temos de melhor e estamos desperdiçando este talento.
Ex-vice-prefeito de Ingá, Bio Tió, decepcionado com alguns homens públicos de Ingá, atualmente encontra-se afastado da política e certamente se negaria a uma suposta candidatura. No entanto, se houvesse uma posição de unidade da oposição em torno de seu nome, creio que poderia aceitar o desafio. Ainda há tempo, poderia se filiar a qualquer um dos partidos da oposição, o prazo vai até outubro.
Portanto, neste sentido, faço um apelo ao bom senso, esqueçamos as .mágoas em prol de Ingá, façamos um pacto para salvar nosso querido torrão.
Apelo aos Srs. Mendonça e José Carlos, que são pessoas de bem, funcionários públicos bem posicionados que não dependem de política.
Apelo para Manoel da Lenha e Pierre, pessoas também independentes financeiramente, para que deem uma demonstração de desprendimento político, abdiquem de um possível retrocesso e ajudem Ingá a seguir em frente. Com a oposição unida em torno de um nome respeitado, não será necessário gastar rios de dinheiro na eleição.
Apelo ao lado humano do ex-prefeito Antonio Burity, o senhor já foi prefeito três vezes, já elegeu filho deputado e vereador da capital, já atingiu o ápice político em nosso município, já tem o lugar garantido na história. No fim de sua carreira saia consagrado fazendo um gesto nobre em prol de nossa cidade e abrace esta ideia. Seria bom para todos.
Apelamos vereador Murilo e sua família, bem como a liderança do vereador Marrinho. Estendendo a vereadora Daniela, Marcelo e Dedé.
Apelo aos dissidentes internos de Lula, cujos nomes não posso divulgar, vocês sabem que apesar de estarem sendo beneficiados com “as sobras”, sabem também que o Ingá está muito mal administrado.
Ao ex-vereador e grande articulador, Antônio Redeiro, que foi um dos primeiros a lançar o nome de Bio Tió em campanhas passadas. Repita o nobre gesto.
Apelo por fim, aos formadores de opinião e articuladores, Vavá da Luz, Elvis, Evandro, Newton, Vinicios, Raminho, Arimateia, Morais, Uibirá, Raiff, Tito, Dudé, Alex, Nestor, Flávio, Gilson, Sandro, Augrizonio, Nem, Douglas, Aurinha, Valternir, Luis de Duca, Ismael, Val, Melina, Belinha, Zé da Pousada, Iure, Dem, Santiago, Adelson, Vando, Zé Francisco, Celso… enfim, dezenas de outros não menos importante. Todo esse grupão junto em torno de um nome consensual rumo a uma vitória fácil para colocar o Ingá nos Trilhos. Antes que seja tarde.
Pronto, tá dito.
Vale salientar que Sr. Biu Tió não tem o menor conhecimento desta minha explanação, isso o pegará de surpresa e peço que levem a seu conhecimento.
Esse é meu ponto de vista, e antes de encerrar, quero deixar claro que não tenho procuração ao professor, diretor, Severino Santiago da Silva, ou simplesmente Biu Tió, para defender seu nome, fiz espontaneamente. E como diz Vavá da Luz, plagiando Jânio Quadros. Fi-lo porque Qui-lo.

COMENTE ESTA POSTAGEM

Não é possível comentar.