CASA DO PATRIMÔNIO DE JOÃO PESSOA – IPHAN/PB PROMOVE A EXPOSIÇÃO “VALE DO GRAMAME: MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS”
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio da Casa do Patrimônio de João Pessoa, e a Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo irão promover a exposição “Vale do Gramame: Memórias e Vivências”.
A região do Vale do Gramame é rica em recursos naturais e preciosa pela vivacidade cultural. Abrange comunidades rurais, urbanas, quilombolas e indígena, com uma população aproximada de 20 mil habitantes, situada numa área periférica das cidades de João Pessoa e Conde.
A área rural, situada às margens do Rio Gramame, é formada pelas comunidades de Engenho Velho, Gramame e Ponta de Gramame, em João Pessoa, e Mituaçu, comunidade quilombola no município de Conde. A área urbana abrange as comunidades Colinas do Sul I e II, Gervásio Maia e Conjunto Marinês, recentes bairros populares resultantes de políticas públicas de habitação.
Dentre as expressões culturais existentes no Vale, podemos destacar o coco de roda, a ciranda, a capoeira, a poesia popular, a lapinha, a quadrilha junina, a pesca, o forró pé-de-serra, o artesanato, as brincadeiras infantis, o cultivo e o manuseio de ervas, além de muitas narrativas lendárias. Em toda sua área ambiental destacam-se o Rio Gramame, o Rio Jacoca, as cacimbas, a estrada Velha para Recife e toda sua área de Mata Atlântica. E reverência também se faz necessária para a bela Ponte dos Arcos, que une os municípios de João Pessoa e Conde.
No calendário de festas comunitárias e celebrações constam a Festa dos Padroeiros São Sebastião e São Severino, bem como as Festas de São José, Santo Antônio, São João, São Pedro, Santana, São Vicente, Nossa Senhora da Conceição e Santo Expedito.
Dentre as formas de lazer dessas comunidades destacam-se as caminhadas pelas trilhas, o banho de rio, o passeio de canoa, a capoeira e passeio de carroça. O preparo de comidas típicas, como o pirão do goiamum, cuscuz da mandioca e o tradicional camarão no mato, bem como a extração do azeite de dendê, a pesca, a produção de farinha, a prática de assar castanhas, a pecuária e a agricultura fazem parte dos fazeres tradicionais vivos no cotidiano dessas comunidades.
A exposição “Vale do Gramame: memórias e vivências”, ao mesmo tempo que convida o público a vivenciar a riqueza cultural dessa região, também faz uma homenagem aos mestres e mestras locais, que mantêm vivas as suas referências culturais, transmitindo-as às novas gerações.
Além de painéis educativos, também serão expostos objetos, como um grande barco em madeira, que retratam o cotidiano e as referências culturais das comunidades. E a exposição contará ainda com vídeos produzidos pela Escola Viva Olho do Tempo, mostrando a riqueza do Vale pelo olhar dos seus moradores e mestres da cultura popular.
O catálogo da exposição pode ser acessado no seguinte link:http://casadopatrimoniojp.com/?p=721.
Visitação
A exposição será aberta no dia 28 de maio de 2013 (terça-feira), às 17h, na Praça Barão do Rio Branco, nº 30, no Centro de João Pessoa.
A visitação seguirá até o dia 16 de agosto de 2013, de segunda a sexta-feira, das 9h à 17h. A entrada é livre. A exposição também receberá a visita de grupos escolares. O agendamento prévio deve ser feito pelo telefone (83) 3241.2896.
No mês de setembro, a exposição seguirá para o Museu Comunitário da Escola Viva Olho do Tempo, que fica em Gramame.
Casa do Patrimônio de João Pessoa
A Casa do Patrimônio de João Pessoa – CPJP é um projeto da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba – Iphan/PB, com vistas ao desenvolvimento de ações de Educação Patrimonial no Estado da Paraíba. Essas ações envolvem, ao mesmo tempo, alunos, professores e a comunidade, propiciando o despertar do sentimento de pertencimento e da apropriação do patrimônio cultural, potencializando elos entre os bens culturais, memória, identidade e cidadania. As suas ações podem ser acompanhadas pelo blogHTTP://casadopatrimoniojp.com.
A exposição “Vale do Gramame: Memórias e Vivências” está sendo realizada em parceria com a Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo – Evot, uma organização da sociedade civil de interesse público – Oscip, que tem como foco a promoção de ações educativas junto às comunidades do Vale do Gramame, visando a religação dos moradores da região aos seus valores culturais, pautados nos seus modos de viver e no contato permanente com a natureza.
Informações: Superintendência do Iphan na Paraíba
(83) 3241.2896
Atenciosamente,
Cândida Farias
Estagiária de Comunicação do Iphan-PB
Gabinete do Superintendente
Supervisão: Kleber Moreira – Superintendente do Iphan-PB
Superintendência do Iphan na Paraíba
Endereço: Centro Histórico de João Pessoa, Praça Antenor Navarro, nº 23
CEP: 58010-480– João Pessoa-PB
Telefone: (83) 3241-2896 / 3241-2959