Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ex-secretária de Saúde Roseana Meira lança livro

Na próxima quarta-feira (11), a Universidade Federal da Paraíba promove o lançamento do livro “A gestão da Saúde em João Pessoa: Traços de uma história”. O evento será realizado no Auditório da Reitoria/Sods, às 17h.

A publicação teve apoio do Conselho nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e trata de uma compilação das ações mais significativas realizadas entre os anos de 2005 a 2012, que focou a administração na construção coletiva de trabalho, com o objetivo de realizar transformações nas formas organizativas e nas necessidades dos usuários. A publicação também aponta os avanços nos indicadores epidemiológicos, a ampliação de acesso e os investimentos em estrutura física e nos profissionais.

O livro é organizado por Fátima Sousa e Ana Valéria, professoras da UnB, e conta com artigo da ex-secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, que também foi da diretoria do Conasems e presidente do Cosems-PB. Para ela, o livro tem grande importância para a construção da gestão da saúde na cidade de João Pessoa, na ousadia de enfrentar o corporativismo e patrimonialismo instituído até então. “Foi uma luta incansável por mudanças de práticas e por um sistema publico de saúde de qualidade e como direito de cidadania. Melhor dizendo, uma gestão que se colocou como desafio e enfrentou a construção de politica pública de saúde como uma ação política para colocar os bens públicos a serviço de todos”, destacou Roseana.

Assessoria