Eventos da construção civil e setor imobiliário devem levar mais de 20 mil pessoas ao Centro de Convenções de João Pessoa
A capital paraibana desponta como um cenário promissor na área da construção civil e do setor imobiliário e, com esse mercado favorável, o Centro de Convenções de João Pessoa sedia, nesta segunda quinzena de agosto, dois eventos que prometem gerar grandes oportunidades para os empresários e profissionais que atuam no setor.
A Construcon 2023 toma conta do Pavilhão de Congressos a partir desta quinta (17) até o próximo sábado. A feira, considerada a maior do Nordeste na construção civil e arquitetura, vai reunir mais de 100 expositores e 200 marcas e também oferecer workshops e palestras multissetoriais para atualizar o público sobre as mais novas tendências do mercado.
O organizador do evento, Will Fonseca, espera 20 mil visitantes nos três dias. Ele ressalta que a Construcon quase triplicou de tamanho e que isso é um reflexo do aquecimento do setor, principalmente na capital. “João Pessoa ganhou os holofotes nacionais e internacionais quando se fala de qualidade de vida. São muitas pessoas de fora querendo morar aqui e, consequentemente, a cidade cresce e o mercado acompanha”, destacou.
No dia 24, o Centro de Convenções recebe o Fórum Regional do Mercado Imobiliário, já realizado em diversas capitais do Nordeste e em Portugal. A 11ª edição vai reunir mais de 20 expositores, além de 19 palestrantes e especialistas renomados com o intuito de proporcionar conhecimento, networking qualificado e uma experiência diferenciada aos participantes do evento.
Igor Santos, cofundador e diretor Comercial da PSIU Educação Corporativa, idealizadora do Fórum, destacou que João Pessoa vive um excelente momento no que diz respeito ao mercado imobiliário. “A cidade é uma das mais lindas do mundo, com forte potencial turístico e vem se destacando no cenário nacional com empreendimentos inovadores, ousados, com um alto padrão de qualidade e que ao mesmo tempo respeitam a história da cidade, contribuindo e valorizando ainda mais a qualidade de vida dos moradores”, enfatizou Igor, que completou: “não poderíamos ter escolhido cidade melhor.”
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, lembrou que as obras realizadas pelo Governo do Estado são grandes impulsionadoras do mercado da construção civil e atraem investidores vindos de toda parte do mundo. Um exemplo disso, são os empreendimentos prospectados para o Polo Cabo Branco, o maior complexo turístico planejado do Nordeste, que reunirá resorts, parque aquático, equipamentos de animação e estabelecimentos de comércio e serviços.
Rosália também destacou a estrutura do Centro de Convenções para receber eventos grandiosos e que ajudam a estimular o turismo e gerar negócios. “A Construcon e o Fórum Imobiliário funcionam como termômetro que mostra o aquecimento desses setores no nosso Estado. Nós teremos aqui indústrias de todo o País que vão fechar parcerias na construção civil, setor responsável por 30% do PIB paraibano. Além disso, teremos lançamentos de empreendimentos imobiliários, provando que o mercado na Paraíba vive uma ótima fase de crescimento e de geração de renda”.
O presidente da Sinduscon, Wagner Breckenfeld, confirma o crescimento da construção civil em João Pessoa. “É perceptível o grande volume de construções desde a região da orla, onde concentra o maior fluxo turístico, até a zona sul, região mais populosa do município”, ressalta Wagner. Segundo ele, em 10 anos foram emitidos mais de 100 mil habite-ses, somente na capital
João Pessoa concentra, atualmente, 24.467 trabalhadores formais no setor e, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho, de janeiro de 2020 até junho de 2023 foi gerado um saldo de 10.568 novos empregos com carteira assinada na capital paraibana.