Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ESSA VEM DO INGÁ CIDADÃO : Até que enfim começa a obra da ponte e Ingá

DSC04822Trabalhadores já limpam o terreno para instalação do canteiro de obras bem ao lado da ponte.

A obra teve início na manhã desta segunda-feira, 28. Os trabalhos iniciais se concentram na limpeza do terreno na margem esquerda da cabeceira da ponte no sentido Ingá/BR 230, de propriedade do Sr. Nena Bacalhau.  

Com a chegada do encarregado da empreiteira JATOBETOM ao local, dezenas de trabalhadores se concentraram a procura de emprego, no que foi contratado em torno de dez trabalhadores para a limpeza do terreno.

O encarregado Carlos Eduardo mostra como será feita a obra

O encarregado, Sr. Carlos Eduardo, mais conhecido como “Bareta” nos informou que serão construídos dois grandes boeiros nas duas cabeceiras da ponte para dar uma vazão maior ás águas e facilitar o trabalho de reforço nas bases das pilastras e o içamento do vão central até a nivelação da ponte.

Serão feitas estacas-raiz nas fundações para fixação das colunas, sendo que no meio serão feitos dois consoles nos pilares centrais danificados, para a colocação do macaco que vagarosamente fará o içamento deixando a ponte no nível.

Nível da água já subiu devido as chuvas recentes, mas não chega a comprometer a obra

Segundo o encarregado, Bareta, a ponte é bem construída e com material de boa qualidade, sendo desnecessário a sua demolição para construção de uma nova, o que acarretaria em custos muito maiores sem necessidade. Ao final da obra, a ponte será entregue aos usuários com total segurança.

O prazo inicial para o término da obra é oito meses.

Embora  o governador Ricardo Coutinho já havia anunciado e garantido a execução da obra para este ano, quando de sua visita ao Ingá na entrega das casas da CEHAP, bem como já havia mencionado em evento na vizinha cidade de Itabaiana, a obra estava demorando muito para começar e a população de Ingá temia que o inverno impedisse a execução.

Está obra é tratada como prioridade pelo povo Ingaense e reivindicada nas reuniões do Orçamento Democrático sob a coordenação do Conselheiro Evandro.

O site IngáCidadão através do twiiter fez campanha pela #pontedeingajá, sendo correspondido por alguns deputados, o prefeito Luciano Agra e o Vice-governador, Rômulo Gouvêia.

O blogueiro Vavá da Luz viajou diversas vezes a João Pessoa e cobrou pessoalmente junto às autoridades e principalmente ao DER, a fim de acelerar os trâmites legais para o início desta importante obra. Vavá já havia postado em seu twiiter garantindo que a obra começaria em uma semana.

Os vereadores Marrinho e Dedé se pronunciaram sobre a ponte na última sessão da câmara municipal sendo solidário ao requerimento do vereador Orlando da Serra,  e propuseram até uma audiência pública com o Ministério Público para tratar do assunto, diante da demora para o início da obra.

Esperamos que a obra não sofra com processo de descontinuidade por conta de burocracia, e torçamos para que não haja um inverno tão rigoroso como foi no ano passado, o que é pouco provável.

 

 

Não é possível comentar.