Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ESCOLAS PÚBLICAS DE INGÁ SÓ REINICIARÃO AULAS EM MARÇO, DEVIDO A FALTA DE ESTRUTURA ENCONTRADA (Ascom PMI)

DSC09137

Prefeitura está recuperando e construindo novas salas e recuperando um “cemitério” de carteiras quebradas

A Secretaria de Educação de Ingá teve que adiar o início das aulas do município para o mês de março, devido a total falta de condições físicas em alguns prédios da rede escolar municipal de ensino. Dentre algumas escolas nesta situação encontra-se o anexo do grupo escolar Major José Barbosa, que pertence a paróquia local e que estava alugado à prefeitura e se encontrava deteriorado pelo uso sem manutenção.

Nestas condições, centenas de crianças ficaram sem salas de aula para estudar.  O Major é a escola municipal que tem maior número de alunos matriculados e a mais procurada pelos pais. Diante da situação emergencial, a Secretária de Educação, Adjane Chaves, determinou que fosse transformado o auditório do Órgão Municipal de Educação em quatro novas salas de aulas, provisoriamente, até que se resolva de vez a situação. Já foram colocadas novas portas, janelas, sendo que as paredes divisórias serão de gesso, assim como o forro do teto. As obras estão correndo em ritmo acelerado para que possa receber os alunos em condições dignas para o aprendizado.

Pior situação encontra-se o prédio do Grupo Velho com piso danificado, salitre por toda a parte, rachaduras e goteiras, quadro que se repete na maioria das escolas.

Por outro lado, durante a transição de governo, a ausência de dados técnicos inerentes à área da educação no que diz respeito ao registro e monitoração do alunado, para fins de levantamento quantitativo e qualitativo, fez com que imobilizasse durante um bom tempo o cumprimento de obrigações do município juto a MEC, bem como perante o Conselho Municipal de Educação, além de tornar o município com inadimplente perante o CAUC – Cadastro Único de Convênios do do Governo Federal, diante da omissão da apresentação do SIOP – Sistema de Informação do Orçamento Público da Educação, impedindo desta forma, do município receber transferências voluntárias de recursos de diversos convênios. Até que todas estas questões sejam sanadas, perdeu-se muito tempo e quem fica prejudicado é o município, porém o setores da Educação, tesouraria e finanças, fizeram um esforço concentrado para dirimir essas barreiras

Na mesma situação da estrutura física precária das escolas, encontram-se as cadeiras e carteiras escolares. Foram encontradas cerca de 600 delas sem condições de uso. A prefeitura as armazenou em um galpão e trabalha diariamente na recuperação das mesmas.

Segundo o responsável pela recuperação do material, Sr. Juarez Oliveira, das 60o carteiras que estavam sem condições de uso, com o intenso trabalho de recuperação que teve início ainda no mês de janeiro, já foram recuperadas em torno em torno de 400 carteiras, sendo que a previsão é de que estarão prontas até o início das aulas no dia primeiro de março.

Parte das carteiras já recuperadas

Em breve a Secretaria de Educação de Ingá disponibilizará à imprensa local e demais órgãos interessados, um acervo fotográfico que mostra como encontrou a situação das escolas públicas de Ingá, herdadas da gestão anterior.

A Secretária de Educação, Sra. Adjane Chaves, informou que a prefeitura está fazendo um esforço concentrado no sentido de agilizar as melhorias implantadas até o início das aulas. Em seguida, o foco de sua gestão será a melhora na qualidade de ensino no município no sentido de melhorar os índices do IDEB.

ASCOM -PMI

Não é possível comentar.