Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Entre os deputados federais da PB Marcondes, Wilson Braga e Efraim são os mais ausentes

Em tese, faltar a uma sessão implica corte no salário. Mas, na prática, os parlamentares pouco sentem o peso das ausências

marcondes_wilson_efraim_20110113_125701Alguns deputados federais da Paraíba vão terminar este mandato com uma marca pouco lisonjeira. Eles fazem parte do grupo dos que mais faltaram às sessões durante toda essa legislatura. Na média, três deles não estavam presentes em quase 40% dos 422 dias com sessões reservadas a votações no plenário ocorridas entre fevereiro de 2007 e dezembro de 2010.

O deputado paraibano campeão em faltas nesses quatro anos é Marcondes Gadelha (PSC). Ele faltou a 170 sessões o que representa 40% do total. O segundo colocado no ranking dos mais ausentes é o peemedebista Wilson Braga que faltou a 160 sessões, ou seja, 38%. No pódio dos mais faltosos, Efraim Filho (DEM) alcançou a terceira colocação. O democrata registrou 133 ausências em plenário (36%).

Completam a lista dos mais faltosos, Rômulo Gouveia (PSDB), com 132 faltas; Vital do Rêgo Filho (PMDB), com 117; Wellington Roberto (PR), com 115 ausências; e, Manoel Júnior (PMDB), que faltou a 106 sessões.

Em tese, faltar a uma sessão deliberativa implica corte no salário. Mas, na prática, os parlamentares pouco sentem o peso de suas ausências no bolso. Das 933 faltas acumuladas por esses sete deputados, 824 (88,32%) foram abonadas pela Câmara Federal, com a apresentação de justificativas, como problemas de saúde e compromissos políticos. Só 99 das ausências ficaram sem explicações, ou seja, sujeitas a desconto.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo PolíticaPB com base em informações oficiais da Câmara e disponibilizadas no site Excelências da Ong Transparência Brasil. Como as razões aceitas pela Casa vão além dos problemas de saúde, a pesquisa considera as ausências justificadas e as ausências sem justificativas. Os motivos apresentados por cada parlamentar, porém, não são divulgados pela Casa.

Os mais presentes

Na contramão dessa realidade estão Major Fábio (DEM), Luiz Couto (PT) e Armando Abílio (PTB). O democrata Major Fábio se ausentou de 20 sessões, Couto faltou a 31 e Abílio a 46. Também integram o grupo dos mais presentes às sessões Wilson Santiago (PMDB), com 70 ausências; e, Damião Feliciano (PDT), com 79 faltas.

Nice Almeida

PolíticaPB