A nova diretoria e os conselheiros estaduais e federais da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB/PB) tomaram posse em sessão solene realizada nesta quarta-feira (9). Na ocasião o presidente Odon Bezerra foi reconduzido à presidência da instituição para o triênio 2013-2015. O evento aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Artes e Cultura e reuniu advogados, juristas e magistrados, além de diversas autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
A solenidade marcada por muita emoção foi aberta pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante. Em seguida, o público acompanhou a execução do Hino Nacional pelo Coral Universitário do Unipê. Na sequência, oficias do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar da Paraíba realizaram o hasteamento simbólico das bandeiras do Brasil, da Paraíba e da OAB.
Em um ato ecumênico, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto abençoou a cerimônia e rogou para que todo o novo quadro diretor da OAB e conselheiros fossem iluminados com discernimento para honrar o compromisso pelo bem do povo da Paraíba. Logo em seguida, o pastor Márcio Meira falou brevemente sobre a chegada de um novo tempo sob a vida de todos os advogados empossados e convidou o próprio público presente a abençoá-los.
O presidente Odon Bezerra foi o primeiro a ser empossado, seguido pelos conselheiros estaduais e pelo novo diretor da Caixa de Assistência ao Advogado, Carlos Fábio Ismael dos Santos Lima. O secretário-geral adjunto, Nildo Moreira Nunes fez o juramento em nome de todos os empossados da noite e logo em seguida, o secretário-geral da OAB/Paraíba, Valberto Alves de Azevedo Filho fez a leitura do termo de posse e ressaltou que uma das maiores importância da Ordem é a de ser uma instituição voltada para a defesa da constituição. A nova diretoria da OAB/Paraíba é composta ainda pelos advogados Vital Bezerra Lopes (vice-presidente) e Marcus Tulio Macêdo de Lima Campos (tesoureiro).
Após a diplomação do presidente Odon Bezerra pelo presidente Ophir Cavalcante, o conselheiro estadual Carlos Octaviano Medeiros Mangueira e o conselheiro federal Walter de Agra Júnior usaram a tribuna para falar em nome dos colegas e reafirmaram seu compromisso com a nova gestão da OAB/Paraíba.
As palavras mais aguardadas da noite chegaram carregadas de muita emoção. O presidente Odon Bezerra começou seu discurso afirmando que “decidi falar aquilo que meu coração transborda. A alegria nesse momento é imensa”. Bastante emocionado, ele agradeceu a todos que participaram de sua campanha, bem como de sua gestão anterior, em especial ao presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, que segundo ele, esteve sempre pronto a atender as reinvindicações feitas pela seccional Paraíba. Odon Bezerra também citou o advogado Ariosvaldo Guedes Pereira, através de quem agradeceu a todos os colegas que o reconduziram ao cargo com seus votos.
O presidente Odon Bezerra reafirmou alguns compromissos e ressaltou como ações a serem desenvolvidas em sua nova gestão, o fortalecimento da Ouvidoria da OAB/Paraíba; a construção da nova sede da instituição; a maior divulgação e transparência das ações promovidas pela Ordem; a interiorização da Escola da Advocacia Superior a todos as subseções, a luta pelas prerrogativas; a defesa dos direitos humanos em questões contra problemas como o tráfico de drogas, a situação dos presídios e a violência contra as crianças; além da retomada dos debates em prol das obras de transposição do Rio São Francisco.
Ele ainda defendeu a manutenção do Exame de Ordem. “Não podemos ceder às pressões diante das mentiras de que o exame seria apenas uma maneira para arrecadar dinheiro. Nós temos responsabilidade e não iremos abrir mão de exigir que o exame continue sendo feito, primando pela qualidade na preparação dos nossos novos advogados”, afirmou Odon Bezerra, que concluiu agradecendo ao apoio da família e a Deus.
A cerimônia de posse foi encerrada pelo presidente Ophir Cavalcante que há poucos menos de um mês de deixar o cargo relembrou que sua junto à diretoria da OAB Nacional teve início na Paraíba quando também participou da solenidade que deu posse à gestão anterior do presidente Odon Bezerra. “Odon trouxe de volta a esperança por uma advocacia unida. Reconheço o trabalho que ele desempenhou até aqui e que fez da advocacia paraibana uma referência para o Brasil”, finalizou. Em seguida, foi servido um coquetel para os convidados no prédio anexo da Estação Cabo Branco.
OAB PB
Não é possível comentar.