Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Egressa da Unifacisa é autora do Projeto do Parque das Itacoatiaras de Ingá

Egressa da Unifacisa é autora do Projeto do Parque das Itacoatiaras

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacisa, Pedrina Andrade, realizou um sonho, não só pessoal como também de muitos Ingaeneses, e entregou ao Prefeito de Ingá, Robério Burity e ao Secretário de Turismo de Ingá, Vava da Luz, o projeto arquitetônico do Centro de Preservação e Conservação do Parque das Itacoatiaras da cidade, o maior e mais representativo sítio arqueológico já tombado e reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

No sítio arqueológico está presente a Pedra do Ingá, famosa por possuir inscrições rupestres entalhadas na rocha. A ideia do Centro surgiu da preocupação em cuidar e valorizar esse patrimônio histórico presente em nosso estado. 

“Eu sempre quis que meu TCC fosse um objeto arquitetônico que somasse ao meu município. Então, pensei em um equipamento arquitetônico que instigasse a fomentação pela educação patrimonial assim como a preservação do bem. Procurei o mestre Raglan Gondim, que embarcou comigo nesse desafio, que me orientou da melhor maneira possível acerca do tema. A forma aliada a função, se deu através da inspiração de um dos símbolos encontrado nas inscrições rupestres do sítio, que também carregamos na nossa bandeira municipal. O objeto foi embasado nos conceitos de Holanda, seguindo o roteiro de como se construir no nordeste e respeita todas as exigências legais quanto às APPs florestais e leis que protegem o bem tombado”, comentou Pedrina.

A jovem arquiteta também não escondeu a emoção em ver o seu primeiro trabalho sendo escolhido para dar vida ao Centro de Preservação e Conservação do Parque das Itacoatiaras.

“É indiscutivelmente uma realização, não só profissional, por se tratar de iniciar a minha carreira com esse significado, mas principalmente por se tratar de algo único, especial, que vai engrandecer a minha cidade com minha contribuição, isso é com toda certeza algo grandioso pra mim. O centro de preservação e conservação das Itacoatiaras do rio Ingá, terá grande contribuição histórica e cultural. Gostaria de agradecer imensamente ao meu mestre orientador Raglan Gondim, a Ricardo Araújo meu orientador interno que contribuiu com o processo e a todos os demais mestres que me contribuíram para que meu amor pela arquitetura fosse tão genuíno”, disse.

Antes da carreira na arquitetura, Pedrina passou por várias profissões, mas sempre com a certeza de que a Arquitetura e Urbanismo era o sonho que queria realizar.

“Eu já permeei por algumas profissões, já fui manicure, já trabalhei com penteados, vendedora, artesã, todas elas me ensinaram de alguma forma, pela necessidade ou por habilidade. Mas, arquitetura sempre foi meu sonho de criança, paralelo a esses trabalhos primeiro me tornei Designer de Interiores, e depois fui em busca do meu maior sonho que é a Arquitetura e Urbanismo. Me encantei por cada detalhe da graduação e apesar de ser um curso desafiador, eu não poderia ter escolhido Universidade melhor, a Unifacisa é uma referência, conta com uma equipe de professores que não formam só profissionais, mas nos permite enxergar a sensibilidade que é o criar para o outro. Sou muito grata a todos os ensinamentos e toda troca até aqui”, concluiu.

Arquitetura e UrbanismoParque das ItacoatiarasUNIFACISA