Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ÊÊÊPPPAAA: Ministério Público cria portal para receber denúncias de corrupção

Ministério Público cria portal para receber denúncias de corrupção

Combate à corrupção e ao desvio de verbas públicas e lançamento de portal de denúncias. Estas são algumas das diretrizes e ações que o Ministério Público da Paraíba vai desenvolver em 2012, dentro da meta de combate à criminalidade. O planejamento dessas ações pelos órgãos que compõem o Núcleo Criminal do MP foi apresentado, nesta sexta-feira (24), ao procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

 

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim), promotor Bertrand Asfora, durante a reunião foram apresentados os projetos do Caocrim, do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade (Ccrimp), do Centros de Apoio Operacional do Patrimônio Público e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

 

“Nós nos reunimos diversas vezes antes de hoje e fizemos um planejamento inclusive com datas das ações que serão implementadas por esses órgãos em 2012. Vamos pautar as nossas investigações, decidir democraticamente quais ações vai fazer na área da investigação criminal, principalmente no combate à corrupção”, disse Bertrand Asfora.

 

O procurador-geral ressaltou a necessidade do trabalho em conjunto de todos os órgãos do núcleo criminal. “O objetivo é criar a cultura do trabalho e parceria, aproximar os setores buscando maior efetividade e resultados mais aprofundado nas ações que terão o foco de combate à criminalidade”, ressaltou.

 

Uma das ações será o lançamento, no final de março, um portal para o cidadão fazer denúncias contra a corrupção. As denúncias poderão ser feitas através do número 127 ou de um formulário na internet, onde o cidadão também terá a possibilidade de enviar documentos, imagens e vídeos relacionados à denúncia.

Segundo o promotor Bertrand Asfora as denúncias que chegarem ao Portal 127 serão encaminhadas ao Centro de Apoio Operacional Criminal. As ligações serão gravadas e vão gerar arquivos de áudio. Ele disse ainda que os últimos detalhes estão sendo definidos com a empresa telefônica para no final de março lançar o portal completo com página na internet e central de voz.

 

 

Fonte: Élison Silva com Assessoria