Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EEEPPAA !!! PARA A LUTA PARA ENXUGAR O RINGUE : Lutador paraibano confessa que dar leite

  • por

Doença fez gigante do MMA produzir leite: Não falava porque tinha vergonha

O gigante do MMA Antônio Silva, o Pezão, admitiu que chegou até a lactar há alguns anos em função de algumas disfunções hormonais oriundas da acromegalia, doença na qual precisou remover um tumor benigno na glândula pituitária.

O inusitado episódio, de acordo com o lutador de 1,93m de altura, ocorreu há aproximadamente oito anos e exemplifica os problemas que ainda sofre decorrentes da doença.

A primeira revelação de que Pezão já lactou foi feita na última semana pelo seu empresário, Alex Davis, em entrevista ao site americano The MMA Hour. O lutador comentou o caso e disse que quando o fato ocorreu pela primeira vez sentiu até vergonha de comentar com as pessoas mais próximas.

“É verdade o que ele falou. Isso foi em 2006, logo quando descobrimos a doença, quando ela estava em um estado bem avançado. Depois de 2006 que eu fiz a cirurgia, e isso foi controlado. Não tive mais esse tipo de problema depois”, falou Pezão em entrevista ao UOL Esporte.

“Na primeira vez que vi, lembro que fiquei meio assustado. Não sabia o porquê , não comentei com ninguém porque tinha vergonha. Mas fiz uma ressonância, fui a um médico e ele explicou a doença. Hoje achamos tudo na internet, e depois, por curiosidade, me informei sobre ela e fiquei mais tranquilo. Graças a Deus, melhorei de zero a 10, estou curado disso. Apenas a parte hormonal que nunca será controlada.”

Uma das médicas que cuida de Pezão no Brasil, Rose Torres, disse que começou a trabalhar com o lutador em 2007, quando já não sofria mais do problema. Mas diz que ele relatou que isso ocorrera com ele anteriormente.

“Hoje ele não tem mais e está controlado esse problemas. Não são todos os pacientes acromegálicos que lactam. Quando ele veio consultar comigo, já chegou operado do tumor e não tinha mais esse problema. Mas ele relatou que isso já havia acontecido”, falou.

O inusitado caso citado por Pezão e seu empresário vieram em uma tentativa de justificar o fato de ter sido flagrado no doping em sua última luta e depois ser suspenso por nove meses do UFC.

No combate contra Mark Hunt, Pezão teve altos níveis de testosterona em seu exame antidoping. Ele justificou que teve que fazer o polêmico tratamento de TRT para repor seu nível de testosterona por ela estar muito baixa em função da desregulação hormonal que a acromegalia causa (o fato de lactar foi um exemplo usado para mostrar o quão descontrolados estão seus hormônios).

“A doença faz com que a minha testosterona baixe. Não fiz tratamento (de TRT) por melhor performance, mas para o meu bem estar”, disse Pezão ao tentar se explicar.

Essa não foi a primeira vez que Pezão passa por um problema envolvendo doping. Em 2008, ele foi pego com o uso do esteróide boldenona em um exame após um combate. Na época, ele se defendeu afirmando que o teste positivo foi vítima de um suplemento legal que contém reforço da substância.

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo