Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EDUCAÇÃO BÁSICA: SERÁ SE REALMENTE MELHOROU NO BRASIL? (Prof. Marciano dantas)

O governo comemora uma melhora na educação básica do país. Educação básica ou ensino básico é o nível de ensino correspondente aos primeiros anos de educação escolar ou formal, ou seja, é o conjunto de atividades educativas, formais, não formais e informais, destinadas a satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, em geral, correspondente aos primeiros estágios do processo de alfabetização.

    No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa.  Serve também para a tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

    Alguns sistemas educativos, em particular os de países em desenvolvimento, incluem na educação básica a educação pré-escolar e os programas de ensino de segunda oportunidade destinados à alfabetização de adultos.

    O Governo Federal vem comemorando o crescimento do nível da educaçao básica no país. Isso está ocorrendo devido ao aumento no número de pessoas matriculadas nas escolas públicas. Porém, nao só de matriculas vive o ensino educacional. De que adianta ter um grande número de pessoas matriculadas nas escolas públicas se as mesmas nao oferecem as mínimas condições para os alunos estudarem?

    Esse aumento no número de matrículas é devido à vários fatores, como os programas assistenciais como o Bolsa Escola e o Bolsa Família, o crescimento da populaçao, dentre outros.

    No Brasil, temos professores mal remunerados e sendo humilhados por pais e alunos, escolas mal equipadas, alunos que precisam trabalhar muito cedo para ajudar no orçamento familiar devido à precariedade na distribuiçao de renda.

    Para que haja uma melhora no nível educacional, precisamos melhorar o salário dos professores, melhor equipar as escolas, criar programas de qualificaçao profissional, promover o acompanhamento psicológico dos alunos, promover uma melhor distribuição de renda entre a populaçao, dentre outros.

    Portanto, não basta termos apenas quantidade, o mais importante é qualidade. E é isso que podemos fazer para melhorar o nível educacional do país.

Professor Marciano Dantas, Natal/RN.