Pular para o conteúdo

E N V E L H E C E R ( Prof. Marcos Bacalháo )

       

 

Envelhecer implica ter passado pelas diversas etapas,

 acumulando experiências, anseios e realizações no caminho que se trilha na estrada do viver. Viver, com 60, 70, 80 anos ou mais parece uma aventura que precisa ser acolhida e cultivada como parte importante no ciclo do existir , a complementaridade do ciclo da existência humana.

            Viver cada dia, deixando-se encantar pela experiência de criar e recriar a ação do viver, que é perpassada por várias etapas, que vão envelhecer ainda.Isto é a única maneira que se descobriu de  viver muito tempo.

.E estar no mundo, de peito aberto, encarando e enfrentando as questões que lhe são colocadas  é tarefa de todo dia. Mas, manter-se saudável numa atmosfera competitiva, que hostiliza os que são considerados menos competitivos é um desafio constante.

            Em português, envelhecer tem o seu radical a palavra velho que em nossa cultura dá a idéia imediata de algo que perdeu o uso, algo que deve ser descartado.

Constato que há muitas visões em relação à definição do que é ser idoso> percebo algumas diferenças nas concepções de ser idoso, velho ou indivíduo da terceira idade. São olhares que ao meu ver, se complementam na essência da questão, que é a vida no envelhecer. Uma possível definição para o idoso é demarcada pelo limite de anos vividos.

            Há também a concepção de indivíduo da terceira idade, retratando o indivíduo como alguém que, ao longo da vida, vai se preparando para chegar à velhice em boas condições físicas, psicológicas e social: uma busca constante do novo para habitar no velho.

            Portanto, não se trata apenas da idade, mas de um ser que, na lógica tradicional da sociedade que descarta o que é velho, precisa se manter com atitudes jovens par continuar incluído na sociedade.

            Para encerrar, nos dias de hoje, percebe-se ainda que muitos velhos estão sendo colocados numa situação desconfortável. Embora, com suas aposentadorias ou pensões, em muitas famílias, sejam responsáveis pela ajuda financeira nas despesas domésticas, o lugar que ocupam em algumas situações traz idéia de não ser mais útil, pois foram gastos pelo tempo.

            “Todos desejam viver muito tempo, mas ninguém quer ser velho.”

 

Não é possível comentar.