Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

E LA VEM MAIS BURITY NA PARADA : Nanicos articulam pré-candidatos para 2014

A pouco mais de um ano e meio para as eleições gerais de 2014, os pequenos partidos políticos também chamados de nanicos- já estão elaborando suas listas de pré-candidatos a deputado estadual e se organizam em blocos que vão disputar fatias de poder no Estado da Paraíba. Enquanto os grandes partidos priorizam as discussões em torno de nomes que disputarão o Governo do Estado e o Senado Federal, os pequenos definem nomes para deputado estadual. 

O primeiro exemplo diz respeito ao PSL e ao PT do B. Os dois partidos estão se articulando para eleger uma bancada de seis a sete deputados estaduais em 2014. Detalhe: as duas legendas não aceitam em seus quadros lideranças com mandato, exceto o deputado Tião Gomes, “que será o grande puxador de votos”, no entendimento do ex-deputado Walter Brito. Tião se elegeu nas últimas eleições com mais de 30 mil votos. Em 2006, Tião obteve quase 30 mil votos e não se elegeu. A ideia dos dirigentes dos dois partidos é não aceitar grandes figurões políticos em seus quadros. 
O presidente estadual do PSL, Genival Matias, também vai estar na disputa por uma cadeira na Assembleia. Semana passada, ele perdeu o mandato para o suplente Carlos Dunga, por determinação da Justiça Eleitoral. Dunga deve assumir esta semana.
Os dois partidos estão se organizando e filiando ex-deputados, ex-prefeitos, filhos e esposas de ex-deputados. São lideranças com potencial médio de votos da ordem de 10 mil a 12 mil. A ideia é que as duas legendas atinjam, numa coligação, entre 350 mil e 400 mil votos, segundo o ex-deputado Walter Brito, um dos pré-candidatos do bloco PSL-PT do B. 
Os dois partidos, segundo ele, vão apresentar 70 pré-candidatos a deputado. Além de Tião Gomes, Genival Matias e o próprio Walter Brito, estarão juntos, na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, lideranças como os ex-deputados Robson Dutra, João Paulo, João Bosco Carneiro Júnior, Flora Diniz, José Luiz Júnior, Roberto Burity e Biu Fernandes. 
Também estarão no bloco os ex-prefeitos Aluizio Régis (Conde), José Carlos (Gurjão), Zequinha (Congo), Fernando Araújo Filho (Soledade) e Deoclécio Moura (Taperoá), além do ex-presidente do Treze Futebol Clube, Fábio Azevedo, os ex-vereadores João Leite e Fernando Carvalho (Campina Grande), o presidente do Parlamento da Região Metropolitana de João Pessoa, Tavinho Santos (ex-vereador em João Pessoa) e o vereador Ivanes Lacerda (Patos).   
E mais: Kay France (filha do ex-deputado Valdecir Amorim), Beto Medeiros (filho do ex-deputado Pedro Medeiros), Valfrido Silveira (filho da ex-prefeita de Mogeiro, Dona Didi), José Sinval (filho da ex-prefeita de Itabaiana, Dona Dida), Daniel Galdino (filho da ex-prefeita de Piancó, Flávia Galdino), Roberto Souto (ex-candidato a prefeito de Pocinhos), Expedito Leite (ex-dirigente do Dnit na Paraíba), Nosman Paulo (ex-secretário municipal de Itaporanga), entre outros nomes que estão sendo trabalhados pelos dirigentes partidários. 

 

Não é possível comentar.