Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

E D U C A Ç Ã O COMO EVITAR QUE OS ALUNOS ENTREGUEM TRABALHOS QUE SÃO SIMPLES CÓPIA ! (Prof. Marcos Bacalháo)

marcos baclhao

‘FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O

O QUE ENSINA”

 

Ao pedir o trabalho para seus alunos, o professor deverá deixar bem claro que o trabalho de pesquisa não é mera cópia, é preciso que o professor desperte no aluno atitude crítica.Ele pode até tirar textos da Internet, mas ele precisa ter a sua própria opinião e se interar a respeito do assunto.

            Há um outro lado da situação, os alunos geralmente fazem cópias de trabalhos, pois eles já tem uma suposição de que “os professores não vão ler mesmo”e então não há estímulo em relação aos trabalhos, e o triste é que essas afirmações, na maioria dos casos, são verdadeiras, os professores não lêem os trabalhos. É preciso que o trabalho, antes de despertar interesse no aluno, precisa também despertar um interesse no professor que está aplicando o trabalho, para que venha ter relevância para os dois. (aluno & professor).

            Vale salientar que: o professor, ao solicitar trabalhos para seus alunos fazerem em casa, valendo nota, logicamente deve deixar bem claro as regras para realização do referido trabalho. Como, por exemplo, a fundamentação (pesquisa pela Internet),  mas o aluno fará sd suas colocações baseado em todo conteúdo solicitado pelo professor. Portanto, o detalhamento do trabalho, levará o professor a perceber a linha de raciocínio de cada aluno. A interpretação do aluno ao  ler um texto é o que na verdade mostrará o grau de discernimento.

            O aluno quando elaborar perguntas sobre o determinado assunto, aprende, responde, resume, mas para isso, é preciso que o professor saiba como levar o aluno a pensar, porque é pensando que se cria assuntos. A linguagem no desenvolvimento psicológico do homem fornece os conceitos e as  formas de organização do real que constituem a mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. A questão do significado ocupa lugar central nas análises sobre a linguagem. O significado é componente essencial da palavra, sendo, ao mesmo tempo, um ato de pensamento, na medida em que  o significado de uma palavra já é, em si, uma generalização, diz o gramático Vygotsky.

            Portanto, o professor não deve receber cópias de sites somente, mas solicitar instrumentos dos mesmos, como questionários, resumos, apresentação verbal, fazendo, também, algumas perguntas sobre o conteúdo da pesquisa que serão subjetividade, passa a se interessar pela leitura e este hábito o capacita cada vez mais. A pesquisa, como já citei, tem que ter regras, métodos, instrumentos.  

            Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupo, podendo, também, fazer brincadeiras entre grupos com perguntas e respostas, valendo pontos. É interessante, os alunos gostam desse tipo de atividade oral, em grupo. É preciso frisar mais as regras

            Não há uma única solução para este problema. Em primeiro lugar, é preciso questionar a qualidade da educação oferecida, seja ela em qual nível for – fundamental, médio  ou superior. Nós professores precisamos dar suporte a nossos alunos, ou seja, não basta solicitar um trabalho de pesquisa, sem oferecer uma diversificada e boa bibliografia para que os mesmos não tenham apenas a Internet(Google) como fonte de pesquisa. Tenho dito !