Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

E A PONTE DO RIO QUE KWAI, SERÁ QUE KWAI MESMO ?

E como prometi, fui INTE a ponte do rio que Kwai assistir os primeiros passos de sua recuperação e confesso não ter gostado nem um pouco do que vi e em fotos e comentários descrevo para quem me acompanha.

Pois bem, em lá chegando já encontrei a ponte suspensa aproximadamente 10 centímetros dos 85 de que precisam. Esperei para ver o método usado na elevação do gigante de concreto e fiquei pasmo na minha ignorância de observador. Tratava-se de dois macacos hidráulicos, a meu entender, de médio para pequeno porte que manualmente acionados por dois funcionários também de médio para pequeno porte suspendiam sob a orientação de alguns, provavelmente Engenheiros ou Técnicos, o monstro para o seu devido lugar, ERA COMO SE TIVESSEM TROCANDO O PNEU DA PONTE.

Lembrei-me no momento de um amigo meu Engenheiro do DER que sempre foi contra aquele tipo de serviço e me dizia anos atrás : Vavá, antes o rio tivesse levado toda a ponte, pois já tínhamos construído outra bem mais rápido e acredite, a menor custo.

Aquele tipo de serviço, dizia-me ele, torna-se difícil por só existir duas empresas no Nordeste com aquela especialização e a elevação da ponte ainda é uma incógnita, ela pode ou não rachar ou mesmo desmoronar quando for erguida. Portanto digo eu, observem as fotos e o vídeo e fiquemos na vigilância sem ser sanitária daquele trabalho e que sejamos nós, modestos usuários daquele serviço público os fiscais da obra, torcendo claro, para que tudo dê certo.

vavadaluz