Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Dono de empresa: entenda o marketing pós-pandemia! 

Dono de empresa: entenda o marketing pós-pandemia! 

Quer descobrir como o marketing pós-pandemia irá afetar o modo de trabalho das empresas? Leia este artigo!

Trazendo um dos maiores desafios do mundo moderno, a pandemia do Coronavírus mudou a forma de vender das empresas: o uso da internet se tornou essencial, quase indispensável, e está moldando as estratégias de marketing pós-pandemia.

Os hábitos de compra e os comportamentos dos consumidores também se adaptaram à nova realidade, trazendo mais destaque e relevância aos comércios eletrônicos.

Todo esse contexto afetou o marketing de forma geral, e se você quer saber como trabalhá-lo daqui pra frente, continue lendo esse artigo!

A transformação nas áreas de marketing e publicidade

No começo da pandemia, com toda a situação de números limitados de clientes em lojas físicas para não gerar aglomerações, a forma de vender migrou para o meio digital rapidamente, fazendo com que ele se tornasse o principal aliado das empresas.

A partir daí, as mudanças provocadas por essa ação alteraram, também, o modo com que as empresas enxergam o consumidor: não só como um mero indivíduo, mas também como a principal peça do seus negócios, promovendo ações e campanhas que supram as necessidades dos mesmos.

Porém, não basta somente estar inserido no mercado digital para gerar resultados. Para que isso aconteça, é necessário aprender a metodologia do universo online, e a partir daí, elaborar estratégias baseadas no que agora chamamos de marketing pós-pandemia.

Entenda melhor no tópico a seguir.

Marketing pós-pandemia: fique de olho!

Ainda não é possível prever concretamente quais serão os principais meios e estratégias do marketing pós-pandemia. Mas, enquanto não surgem tendências definitivas a esse respeito, algumas opções são bastante discutidas na internet e já podem ser aplicadas por quem deseja sair na frente.

Confira algumas delas:
Investimento em Omnichannel

Em tradução literal, Omnichannel significa “todos os canais”. É uma estratégia que integra diversos canais online e offline, como Whatsapp, redes sociais, e-mails e aplicativos, para expandir os pontos de contato de determinada marca direcionada ao consumidor, facilitando a interação com o público.

No marketing pós-pandemia, esse sistema irá proporcionar ao cliente a opção de escolher o canal de interação que deseja usar para realizar uma compra.

Leia também: Se prepare para vender na internet em 2021!

Monitoramento de dados e de mídias digitais

Para que os profissionais de marketing tenham acesso a informações como tráfego, engajamento e conversões, o monitoramento de campanhas e a mensuração de estratégias terão uma importância ainda maior. 

Afinal, será ainda mais necessário o conhecimento sobre feedbacks, concorrentes e o mercado em geral.

Produção de conteúdo relevante

Essa é uma maneira criativa e relativamente simples de criar autoridade e fazer com que uma empresa se destaque como referência em sua área.

A partir da criação de conteúdos como vídeos, podcasts, artigos e e-books, uma marca se mantém sendo vista como presente no mercado, apesar de qualquer momento conturbado pelo qual possa estar passando.

Relações de trabalho

Com a necessidade de lockdowns e a redução no número de indivíduos em locais fechados, as opções de desenvolver um ambiente de trabalho alternativo começou a se tornar cada vez mais inevitável.

Por isso, as empresas começaram a apostar no home office, fazendo com que cada vez mais aplicativos e ferramentas fossem sendo desenvolvidos, a fim de facilitar o trabalho em equipe.

Isso não só facilitou o contato entre pessoas de uma mesma equipe,como também abriu mais portas para profissionais autônomos, atraindo a atenção de empresas para que freelancers sejam contratados.

Para as empresas, inclusive, é um bom adicional, já que a liberdade de contratação é maior e não se restringe a uma barreira geográfica, podendo ser possível contratar pessoas de qualquer lugar. Esse é, sem dúvidas, um dos grandes componentes do marketing pós-pandemia, principalmente se considerarmos que profissionais diretamente ligados a essa área, como designers, podem ser encontrados e contratados sem grandes burocracias. 

Planejar mudanças previamente traz menos dor de cabeça

Como foi visto neste artigo, o marketing pós-pandemia já está “dando as caras”, e algumas ações já podem ser adotadas em sua empresa para que ela se mantenha à frente da concorrência. 

Prestar atenção nas mudanças que ocorrem todos os dias no meio corporativo, por sinal,  é essencial para que empresas possam ter mais liberdade para trabalhar, já que tudo afeta diretamente as vendas. 

Compartilhe esse conteúdo com sua equipe e com empresários próximos a você, para que possam aprender e se preparar em relação ao marketing pós-pandemia, que já começou a acontecer.

Foto

Luiz Affonso Mehl

Marketing

(41) 98728.8448 | 3092.1001

logo