A presidente da República Dilma Rousseff garantiu a execução da Vertente Litorânea, obra de abastecimento de água. A obra, que compreende a construção de um canal de 112 quilômetros de extensão entre as barragens de Acauã e Araçagi, está orçada em R$ 800 milhões. A presidente disse que o projeto faz parte das obras prioritárias para a região Nordeste. A chefe do Executivo Federal falou sobre o assunto durante o VII Fórum de Governadores do Nordeste, realizado nesta segunda-feira (21), na cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe.
Além da Vertente Litorânea, a presidente também citou a execução das obras de transposição da Bacia do Rio São Francisco, que irá beneficiar vários municípios do semi-árido nordestino, como uma das ações que terão tratamento especial durante o seu Governo.
Segundo a presidente, a região nordestina será tratada como prioridade na sua gestão. Os caminhos para o desenvolvimento nordestino, segundo Dilma Rousseff, têm que passar por uma política de erradicação da miséria e da diminuição das desigualdades sociais; projetos de geração de renda e de incentivo ao empreendedorismo; projetos de infraestrutura hídrica, incluindo a conclusão da integração da bacia do Rio São Francisco, fortalecimento da agricultura irrigada, construção e manutenção de barragens, além da ampliação do ensino técnico e da Universidade Federal e Estaduais.
“O Nordeste é prioridade. Queremos construir um projeto de desenvolvimento com inclusão social. Por isso, o Nordeste é o nosso grande compromisso. Aqui o Brasil começou e aqui o Brasil continua. A construção do novo Nordeste é um projeto nacional e não regional. O Nordeste sempre foi visto como um grande problema e nós percebemos a região como solução. Não há solução para o Brasil sem passar pelo Nordeste”, afirmou.
Erradicação da pobreza – Dilma Rousseff anunciou ainda a para o início do próximo trimestre a implantação da política nacional de erradicação da miséria. Conforme disse, esse programa será contemplado com a execução de projetos que diminuam as igualdades sociais e que tenham forte direcionamento para a geração de emprego e renda.
Ela aproveitou ainda para pedir aos governadores nordestinos que ajudem o Governo Federal a cumprir com esse objetivo, através da elaboração de projetos que tenham essa linha, principalmente que beneficiem o semi-árido.
Empreendedorismo – A presidente Dilma Rousseff fez um importante destaque a política de incentivo aos pequenos e médios empreendedores e da agricultura familiar, projetos que são a linha de frente do projeto político do governador Ricardo Coutinho na Paraíba.
A petista reconheceu a necessidade de fortalecer a economia a partir do fortalecimento dos pequenos comerciantes e agricultores. “Outro eixo é o nosso projeto de empreendedorismo nordestino. Precisamos fortalecer os Arranjos Produtivos Locais. Nós temos que olhar as diferentes iniciativas do Nordeste. Temos que estimular os pequenos e médios vitoriosos. Nós iremos dar uma grande importância a esse tipo de iniciativa, além da política de agricultura familiar. É impossível o Brasil encarar a questão da miséria, sem o desenvolvimento da agricultura familiar”, comentou.
Novidades – Outra novidade anunciada pela presidente foi a criação da Secretaria Nacional de Irrigação, que estará ligada ao Ministério da Integração Nacional. A presidente também anunciou o fortalecimento do Banco do Nordeste que, para ela, irá funcionar como “braço financeiro da Sudene”.
Comente esta postagem
Não é possível comentar.