Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Dilma diz que gosta da foto em que é interrogada

Dilma diz que gosta da foto em que é interrogada A presidente Dilma Rousseff disse que gosta da foto em que aparece sendo interrogada, aos 22 anos, na década de 1970, na Auditoria Militar, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Sabe por que eu gosto daquela foto? Porque ela é verdadeira. Foi o que aconteceu”, disse Dilma Rousseff à colunista na terça-feira (6), ao receber, em São Paulo, o prêmio Personalidade do Ano, da revista “Istoé Gente”.

A presidente, que tinha passado por torturas, está no centro. Os militares que a interrogam encobrem a face. Dilma diz que não sabe quem são eles. “Mas me lembro de seus rostos.” A foto, divulgada há alguns dias, está num livro sobre a sua vida que será lançado neste mês.

A vida girou, e hoje a presidente tem a atribuição exclusiva de indicar os integrantes da Comissão da Verdade que investigará violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar. “Oportunamente”, respondeu, ao ser questionada pela Folha sobre o dia em que divulgará os nomes. “Eu gosto desse advérbio: oportunamente!”

Folha