Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIENCIA

APNEI/PB

ASSOCIACAO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS DO INGÁ

 

DIA: 02 DE OUTUBRO DE 2011.

LOCAL: GINÁGIO O CARLAO

ESPORTE, CULTURA E LAZER.

INGÁ – PARAIBA

APNEI/PB

 

Criada aos 16 de Outubro de 2005 tem por fim a luta permanente pala conquista dos direitos das pessoas com deficiência assegurando-lhe o pleno exercício da cidadania.

O debate sobre o fenômeno exclusão/inclusão e acessibilidade encontra-se na pauta do dia. Partidos Políticos, Sindicatos, Órgãos Governamentais e Órgãos não Governamentais, Secretaria Publica ,Escolas, Sociedade, entre outros, dedicam parte de sua agenda a esta discussão. No entanto, falar em acessibilidade e inclusão não basta ,é preciso ação, visto que do ponto de vista particular, a pessoa com deficiência, por ser diferente, sempre encontrou dificuldades de participação na vida social, não só por enfrentar o preconceito, o isolamento com a diminuição das relações sociais e familiares e o estigma por parte da comunidade, mas também pela carência de politicas publica que facilitem seu acesso ao transporte, à moradia, aos serviços de saúde, a educação, em fim, as necessidades básicas que os cidadãos têm direito.

Logo, inclusão social de pessoas com deficiência e sim possibilidade, de tal modo como é possível à construção de uma sociedade mais digna para todos, com ou se deficiência. É preciso que a sociedade troque os sentimentos de paternalismo, compaixão ou desprezo, por outros valores, respeitosos e reconhecedores, devolvendo ao deficiente a cidadania, o direito de participar desta caminhada que se chama de VIDA.

 

PROGRAMAÇAO

 

08h00Coffe Breack

08h30 – Abertura do evento (mesa)

Banda Pro Jovem (Hino Nacional)

Fala da Mesa        

09h30 – Dança esportiva em cadeira de rodas (FUNAD)

Maria Jose Medeiros e Valdir Gomes

10h00 – Futsal (Campina Grande);

ACADEF e F.C. D.

10h30 – Basquete em cadeira de rodas da Pestalozzi (Joao Pessoa)

11h00 – CAPS (Ingá)

Jogos

11h30 – Escola Cândida Amélia (Ingá)

Prof.ª Sonia (coleta seletiva de lixo)

12h00 – Almoço

14h00 – Banda Acredite (João pessoa)

Helena Holanda e Carol

16h00 – Premiação e encerramento