Em entrevista ao Sistema Arapuan, o presidente da CAGEPA, Deusdete Queiroga, falou sobre a questão financeira da empresa , que continua muito grave desde que a Assembleia não aprovou o empréstimo para a Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba. “O empréstimo resolveria a situação, uma vez que ele contaria com a carência longa e um longo prazo para pagamento”, lamentou Queiroga.
De acordo com o presidente, a companhia de água continua com muita dificuldade financeiras, que estariam se agravando com a seca. “Alguns sistemas entram em colapsos e com os racionamentos, a arrecadação diminui”, explicou, acrescentando que o empréstimo ainda é uma grande necessidade. “A CAGEPA precisa resolver a sua situação do ponto de vista financeiro”, frisou.
Deusdete explicou para a reportagem que o que a CAGEPA hoje arrecada daria para pagar suas despesas, mas não consegue assim fazer, porque tem que cobrir a questão de empréstimos feitos anteriormente e o parcelamento de impostos também feitos no passado. O governo do estado estaria ajudado como pode. Indagado sobre o déficit total da empresa, hoje, Deusdete contabiliza: “São cinco e seis milhões de reais todo mês. Apesar do aumento significativo da arrecadação, temos que pagar R$6 milhões de dívidas bancárias e R$2,5 milhões de parcelamento de impostos”, finalizou o presidente da Companhia.
Mayra Medeiros / Anderson Soares
Não é possível comentar.