Desembargadores do Piauí vão receber R$97 mil em diárias por um congresso de dois dias na Espanha. Os desembargadores vão viajar acompanhados das esposas. A autorização para o gasto foi publicada no Diário da Justiça do Piauí no fim do expediente do dia 1 de novembro, às 16h, véspera do feriado.
A publicação é assinada pelo chefe da Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
Apesar do evento durar apenas dois dias, 16 e 17 de novembro, os desembargadores vão receber 10 diárias (veja autorização abaixo). A viagem vai começar cinco dias antes do congresso e terminar dois dias depois. Os desembargadores fazem o tour entre 11 e 19 de novembro.
Ao jornal, o magistrado afirmou que os desembargadores também vão fazer visitas a tribunais espanhóis e que as esposas dos juízes “não darão qualquer despesa ao Estado”.
A comitiva será composta por Sebastião Ribeiro Martins, Aderson Antonio Brito Nogueira e Agrimar Rodrigues de Araújo, além do próprio chefe da escola judiciária, José Ribamar. Somando as diárias dos três desembargadores e do diretor-geral, os magistrados receberão, no total, R$ 97.789,96 para a viagem para a Espanha.
O Estado do Piauí é um dos mais pobre do Brasil. Segundo dados da PNAD Contínua, divulgada em maio deste ano pelo IBGE, o Piauí registra 50,4% de taxa de pobreza, portanto, mais da metade da população nesta condição. Mesmo assim, autoridades estaduais não se constrangem em esbanjar dinheiro público.
Nas últimas semanas, viralizou na internet uma publicação ironizando o “governador turista, Rafael Fonteles (PT)”, que viajou para 13 países em sete meses de mandato.
Fonte: Diário do Poder