Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Deputado estadual propõe titulo de “cidadão paraibano” à celebridade da televisão brasileira

O deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) propôs a entrega do titulo de Cidadão Paraibano ao biólogo Richard Rasmussen, que é apresentador do programa Aventura Selvagem, exibido semanalmente pelo SBT ( Sistema Brasileiro de Televisão).

De acordo com o deputado paraibano, o apresentador tem sido um dos grandes divulgadores da Paraíba e suas riquezas naturais, e este seria o motivo principal para a entrega do título ao biólogo:

“Inicialmente é um biólogo conhecido no mundo inteiro. Ele além do programa em rede nacional também tem um programa internacional. Para que todo paraibano saiba o Richard já divulgou a Paraíba em seus programas 18 vezes, mostrando nossa fauna e nossa flora. Nós temos que ter esse reconhecimento para pessoas como Richard que valorizam e divulgam a Paraíba, e é por esta razão que nós apresentamos esse titulo no dia de hoje”, disse.

O parlamentar ainda afirmou que o titulo será entregue no segundo semestre deste ano, e disse ainda que espera que o apresentador continue levando o nome da Paraíba para o Brasil e para o mundo:


“Vamos marcar no segundo semestre de acordo com a agenda da assembleia legislativa e do próprio Richard, que viaja o mundo todo. Estou muito feliz em poder fazer essa homenagem a ele e espero que Richard continue agora como cidadão paraibano, que irá em breve receber essa homenagem do povo paraibano, possa a cada dia ter mais compromisso em divulgar a Paraíba para o Brasil e para o mundo.”, finalizou.

Quem é Richard Rasmussen ?

Richard Rasmussen (São Paulo, 15 de fevereiro de 1970) é um economista pela Universidade de São Paulo e apresentador brasileiro.1 Richard cursou Biologia, mas no último ano do curso optou por deixar a faculdade para poder dar prosseguimento às expedições do quadro de televisão Selvagem ao Extremo (atualmente Aventura Selvagem, no SBT2 ), do qual é apresentador. Em 2008, Richard concluiu o curso de Ciências Biológicas na Universidade Ibirapuera em São Paulo;

Richard Rasmussen foi criado em São Roque, cidade do interior, em uma chácara, até os 10 anos de idade. Seu pai costumava fazer muitas viagens a trabalho. Richard, filho único, passava a maior parte do tempo com a mãe em meio à mata e aos animais.1

“ Sem dúvida este contato com os animais domésticos da chácara e os silvestres da mata foi determinante em meu processo e minhas escolhas”

O avô materno de Richard era um italiano amante das belezas naturais do Brasil e costumava realizar viagens para o Mato Grosso e para o Amazonas várias vezes durante o ano. A partir dos 12 anos de idade Richard começa a viajar com seu avô, se aventurando pelas matas brasileiras.1

Richard passou 10 anos trabalhando como auditor, e enquanto isso se dedicava à construção de um criadouro conservacionista, onde abrigou diversos animais que vinham dos mais diferentes locais, como da polícia ambiental, do comércio ilegal e de resgate de fauna. No criadouro “Casa da Tartaruga”, durante 8 anos, Richard aprendeu na prática, junto de outros biólogos, boa parte do que apresentou em seu programa de televisão Selvagem ao Extremo.1

O criadouro foi fechado em 2005 por inúmeras irregularidades, após notificações do IBAMA e algumas autuações, que totalizaram mais de 280 mil reais em multas. As irregularidades variavam desde fugas, morte de alguns espécimes por cães que circulavam livremente na área, até indícios de tráfico, pela falta de comprovação de origem de animais e o fato das vistorias apontarem movimentação de animais: de uma vistoria para a outra, apareciam e desapareciam espécimes.

Em março de 2005, Richard criou o quadro Selvagem ao Extremo, que foi ao ar todos os domingos no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, apresentando-o de uma forma irreverente e espontânea que, além da mostra de diferentes culturas e ocorrência de situações inusitadas, fizeram do quadro um sucesso entre os amantes da natureza e da aventura. As matérias eram reprisadas num programa só seu, que tinha o mesmo título, na Record News.

Como naturalista, sempre observa a natureza e procura entendê-la constantemente, estudando-a. Tem como inspiração para seus estudos o evolucionista Charles Darwin, que foi um amante da natureza e criador da teoria da seleção natural. Richard também participa de projetos ambientais e palestras por todo o Brasil.

Em agosto de 2009, foi contratado pelo SBT, onde apresenta o programa Aventura Selvagem.

E você internauta, acha que o apresentador Richard Rasmussen é merecedor do titulo de Cidadão Paraibano? Opine no espaço reservado aos comentários!

PB Agora