ESQUEÇAMOS “NOMES”, POR ENQUANTO, E SAIAMAOS(OU ENTREMOS)NO TERRENO DA DISCÓRDIA.
Semana passada enviei comentário a esse respeitável blog que virou manchete e super manchete, mas acho que houve um mal entendido. O assunto principal era a adoção do ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO na futura gestão, já que expus a minha descrença que o atual prefeito e o ex não o adotariam. Com poucas exceções, choveram respostas enfatizando “nomes”, defesas apaixonadas e rejeições idem, infelizmente, desviando o foco do debate proposto. Solicito aos leitores que esqueçamos os “nomes” e se manifestem novamente apenas a respeito da proposta da adoção ou não do ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO em nosso município, enfatizando suas vantagens e desvantagens. Assim, não perderemos tempo numa discussão infindável sobre quem é pior “A” ou “B”.
Peço licença ao editor e quero me reportar nesse momento a um novo assunto. Se me permite, há um terreno esquecido pertencente a Prefeitura Municipal de Ingá , localizado à rua Virgulino de Souza Campos, imóvel este, salvo engano, adquirido ainda na administração do ex-prefeito José Iremar, por uma quantia exorbitante ao Sr. Robério Burity, (escândalo da época) e que não teve nenhuma utilidade e até hoje, passado todos esses anos e prefeitos, ainda não tem. O valorizado terreno, bem no centro da cidade, está coberto de melão e me parece que foi plantado um roçado de milho em sua extensão. (sugiro a Vavá que anexe uma foto por gentileza). Fica a pergunta no ar. A aquisição do terreno foi por interesse público ou foi por interesse meramente particular para “agradar” o filho do político que ajudou a eleger o prefeito da época? Se foi por interesse público, por que não foi utilizado até hoje?
Sei que os nobres leitores têm a resposta, mas faço outra indagação. O que fazer daquele ou naquele terreno?
Eu, no lugar do prefeito, faria ali uma creche modelo para abrigar os filhos das mães trabalhadoras de Ingá, tirando aquelas crianças daquele chiqueiro (desculpe a palavra), alojadas na antiga senzala de escravos, conhecido pelos mais antigos como “expurgo”, local totalmente inadequado para tal. Alguém pode está pensando agora, “mas, uma creche?”. Uma creche sim senhor. Essa é uma das atribuições do Município que não tem sido valorizada nesta gestão e nas anteriores. Poderia ter sim ali, uma grande creche para abrigar confortavelmente as crianças carentes, com acomodações adequadas,instrução, alimentação e área de laser, podendo ainda inclusive acumular e acomodar a sede do PET, eliminando o gasto com aluguel de prédios particulares. Alguém poderá dizer que é caro a construção e que a prefeitura não tem recursos para tão grande e importante investimento. Posso admitir que realmente a prefeitura não teria recursos próprios atualmente para isso. Mas, o prefeito Lula e sua equipe não é tão hábil para viajar para Brasília e trazer cem, duzentos, trezentos mil reais ou mais para realizar suas dispendiosas festas? e porque não pleiteia nem consegue com seu senador Vitalzinho através de suas emendas parlamentares, recursos para uma obra dessa natureza? Recurso neste sentido é o que mais tem no governo da presidente Dilma. O que falta são projetos, idéias e falta de real prioridade no bem do povo. Aliás, não precisa ir muito longe não para buscar recursos. Aqui vai uma informação aos leitores e uma dica para o prefeito Lula. O governador do nosso Estado, Ricardo Coutinho, publicou edital destinando 50 milhões de reais, (eu disse 50 milhões),algo nunca visto neste Estado, exclusivamente disponíveis às prefeituras que enviarem projetos na área da educação e saúde. Isso, para qualquer prefeito de qualquer partido, desde que ele adira ao Pacto Social do Estado da Paraíba. E tem mais, não é necessário se deslocar até João Pessoa embolsando diárias não, nem é preciso bajular ninguém, é tudo pela internet, basta entrar no site do Governo do Estado e enviar seu projeto. Um click, sem diárias. Prefeito Lula, se mexe (sem ser apenas no forró) ainda há tempo da fazer algo por esta cidade além de obras inúteis e inacabadas. Invista no social, os recursos estão lá, ajude o Ingá e a Paraíba a mudar esses índices vergonhosos na educação e na saúde. Sugeri uma creche, você pode copiar um projeto de uma daquelas de João Pessoa do Prefeito Luciano Agra, ou até do prefeito do seu partido em Campina Grande. Não é vergonha copiar o que é bom. Falei no terreno e sugeri uma creche, mas se tiverem outras idéias melhores, tudo bem, vão em frente, mas pelo menos ouça a população e saia dessa redoma de paredes e portas que o senhor prometeu derrubar em campanha. Agora corra, pois o prazo para o recebimento de projetos vai até o final de junho. Prefeito, se MEXA com mais desenvoltura, além do forró. A cidade precisa !
Editor e leitores até outra oportunidade com novos assuntos e idéias (que meu computador insiste em colocar com acento).
Não é possível comentar.