Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

D E S A R M A M E N T O S ( Prof. Marcos Bacalháo

 

  “ Quando todas as armas  forem propriedade do governo e      dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras

                                   propriedades”

O Estado brasileiro fez a seguinte pergunta aos cidadãos: “ O comércio de armas de fogo e munições deve ser proibido no Brasil?’ Desarmada a população, fortalece o fortalece o contrabando de armas e o arsenal dos bandidos.           Foi uma trapaça, pois, mesmo o SIM vencendo com uma maioria estupenda, “ o comércio de armas de fogo e munições’ no Brasil vai continuar sendo exercido com todo o ímpeto pelo contrabando em nossas porosas fronteiras e pelos eficientes agentes do mercado negro.

Os bandidos, como se sabe, são  fora-da-lei, já é ilegal matar , e eles matam. É igual roubar, e eles roubam. Se o comércio de armas tornou-se ilegal, os bandidos continuarão fortalecidos com seus arsenais no mercado negro como sempre fizeram. A maneira como a pergunta do referendo foi formulada é,  em si, desonesta.

O referendo proibiu a vendas destas armas, mas, nada pode fazer para tirar este arsenal das mãos dos bandidos. Ninguém de boa fé pode ser favorável, à venda indiscriminada de armas d e fogo. As mazelas da insegurança nacional não decorrem do excesso de armas nas mãos da população, mas de uma polícia, um sistema judicial e prisional ineficientes.

Os policiais brasileiros estão entre os mais improdutivos do mundo. No tempo gasto por eles para esclarecer um caso, seus colegas americanos desvendam nove e s ingleses resolvem catorze. Vocês vejam  que os países que proibiram a venda de armas, tiveram aumento de criminalidade e da crueldade dos bandidos.

A experiência internacional demonstra que a quantidade de armas nas mãos da população não determina o grau de violência de uma sociedade. Muitos países adotam o desarmamento em momentos de forte emoção social. O que sinto é que com a população desarmada, os ricos são menores para os criminosos. Os marginais sentem-se mais seguros para invadir as casas, mesmo que os proprietários estejam dentro, o que potencializa a violência dos assaltos.

A culpa pelos altos índices de criminalidade e de homicídios não é da arma, mas de quem a tem em mãos. Revólveres não transformam cidadãos em assassinos. As armas, assim como as bebidas alcoólicas ou os automóveis, não causam estragos por conta própria. Só se tornam nocivas se forem mal utilizadas.

Um dos argumentos daqueles que defendem a proibição da venda de armas de fogo é que a medida reduzirá o número de armas em circulação e, em conseqüência, cairão os índices de homicídio. Crime se combate com uma polícia honesta e bem equipada, não com o desarmamento da população.

            O que as autoridades deveriam fazer realmente era a limpeza e o aparelhamento da polícia, justiça  e das penitenciárias brasileiras. Tenho dito.