Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Convidada por Ricardo, Dilma Rousseff desembarca na PB nos próximos 15 dias

 A presidenta Dilma Rousseff (PT) deve desembarcar na Paraíba nos próximos 15 dias a convite do governador Ricardo Coutinho (PSB). Segundo informações do Palácio do Planalto, o governador paraibano recebeu telefonema do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra confirmando a visita da presidenta nos próximos 15 dias.


O governador Ricardo Coutinho já vinha reforçando o convite para que a presidenta visitasse o Estado e consequentemente as obras em parceria com o Governo da Paraíba. As conversas também aconteciam entre Ricardo e o ministro Fernando Bezerra que também é do PSB, mesmo partido do governador.

Dilma deve visitar ao lago do governador Ricardo Coutinho e ministros de Estado, além de outras autoridades e políticos paraibanos obras estruturantes que estão sendo realizadas pelos governos Federal e do Estado, a exemplo do Centro de Convenções Cabo Branco – Poeta Ronaldo Cunha Lima e o Canal de Araçagi.

O projeto do canal Acauã Aracagi, que tem previsão de conclusão no final de 2014, envolve a construção de 112 km de canal, em seis etapas formadas por túneis, adutoras e canais. Beneficiará diretamente cerca de 500 mil habitantes do estado. O canal foi projetado para uma vazão total de 10m³/s.

Serão contemplados diretamente os municípios de Itatuba, Ingá, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Marí, Cuité do Manguape, Araçagi, Itapororocae Curral de Cima. Outras 23 cidades serão indiretamente favorecidas.

A obra, que vai gerar quase 2 mil empregos gerando renda na região, integra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sendo uma ação complementar ao Eixo Leste, do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com isso, o canal – que envolverá as bacias dos rios Paraíba, Gurinhém, Miriri, São Salvador, Mamanguape, Araçagi e Camaratuba – vai ampliar a chegada de água do rio São Francisco para o litoral e o agreste da Paraíba.

Já o Centro de Convenções segue com as obras em ritmo acelerado. As obras de construção do Centro de Congressos, do Teatro e do Mirante do Centro de Convenções estão dentro do cronograma estabelecido. Depois da inauguração do Salão de Feiras no mês de agosto, o próximo ambiente a ser concluído é o Mirante.

A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos comportam mais de mil automóveis. Os investimentos totais nas obras são estimados em R$ 170 milhões.

PolíticaPB