Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CONTINUA O MOÍDO :Comissão conclui que JK não morreu num atentado

Versão oficial é que o carro em que estava colidiu com uma carreta

 

 Depois de longa análise pericial, a Comissão Nacional da Verdade concluiu que o ex-presidente Juscelino Kubitschek morreu num acidente automobilístico, e não num atentado. O anúncio oficial será feito nesta terça-feira pelos integrantes da CNV. “O colegiado está convencido que JK não sofreu atentado. Ele morreu num acidente”, disse ao Blog um dos integrantes da comissão.

O anúncio será feito com base em pesquisa e laudo pericial sobre a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, ocorrida em 22 de agosto de 1976, na Via Dutra, em Resende, no Rio de Janeiro. A versão oficial é que o carro em que estava colidiu com uma carreta após ter sido fechado por um ônibus. O caso é analisado pela CNV desde setembro de 2012 após representação da seção da OAB-MG.

Recentemente, a Comissão Municipal da Verdade de São Paulo atribuiu à ditadura militar a responsabilidade pela morte do ex-presidente. A comissão paulistana investigou a morte de JK e concluiu que a versão oficial sobre a morte do ex-presidente foi “forjada” durante a ditadura militar.

Apesar da divergência de conclusões, a Comissão Nacional da Verdade não vai polemizar neste caso. Segundo integrantes que acompanharam a análise dos dados periciais, até mesmo para ter credibilidade em outros casos comprovados de assassinatos e torturas durante a ditadura, é preciso ser criterioso com as provas técnicas.

G1