Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CONHEÇA MELHOR OS DOIS SERTANEJOS QUE DISPUTAM A MAIOR CIDADE DA PARAIBA

 

  • Luciano Cartaxo e Cícero Lucena
Luciano Cartaxo e Cícero Lucena

 

 

O segundo turno da eleição municipal na capital da Paraiba será disputado por Luciano Cartaxo, do PT, e Cícero Lucena, do PSDB. No primeiro turno, Cartaxo teve 38,32% dos votos válidos e Lucena, 20,27%. Os votos brancos somaram 3,36 % e os nulos, 5,58 %. A abstenção ficou em 15,17 %.

Com 742.478 habitantes, João Pessoa tem Produto Interno Bruto (PIB) de R$8,6 bilhões, o vigésimo entre as 27 capitais do país. O turismo é uma grande fonte derenda e gerador de empregos, além do comércio, que também tem grande participação na economia do município.

O candidato que for eleito neste domingo (28) administrará um município que tem o décimo nono Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras: 0,783. O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1.

O petista Luciano Cartaxo nasceu em Sousa, interior da Paraíba, tem 48 anos e é farmacêutico. Sua carreira política começou no movimento estudantil na Universidade Federal da Paraíba. Mais tarde, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia e vereador. Na Câmara Municipal, Cartaxo ficou por 12 anos. Foi ainda deputado estadual e vice-governador. Se eleito, ele pretende dar prioridade à educação infantil e criar o Programa Municipal de Educação no Trânsito.

O tucano Cícero Lucena nasceu em São José de Piranhas, no interior do estado, tem 55 anos e é empresário da construção civil. Lucena começou sua trajetória política em 1990, como vice-governador. Depois, foi prefeito da capital por dois mandatos consecutivos e senador. Entre suas propostas, destacam-se a retomada do Programa Municipal de Autogestão Financeira das Escolas e a implantação da Central Diagnóstica do Município para ampliar a oferta de exames por imagem.

Disputa em Campina Grande é entre um deputado federal e uma médica

O segundo turno da eleição municipal na segunda maior cidade da Paraiba será disputado por Romero Rodrigues, do PSDB, e Tatiana Medeiros, do PMDB. No primeiro turno, Romero teve 44,94% dos votos e Tatiana, 30,00%. Os votos brancos somaram 3,2% e os nulos, 5,61% %. 

Com 387,643 habitantes, Campina Grande tem Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 3,8 bilhões, o 121º do país. É considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste e o maior pólo tecnológico da América Latina, segundo a revista norte americana Newsweek. Em Campina Grande são 280.100 votantes.

Quem for eleito neste domingo (28) administrará um município que tem o décimo nono Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,721, um dos mais altos da Paraíba. O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1.

Campina Grande foi indicada pelo jornal a Gazeta Mercantil, como a cidade mais dinâmica do nordeste e 6ª cidade mais dinâmica do Brasil. 

A cidade tem o segundo maior PIB entre os municípios paraíbanos, representando 13,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil.

O tucano Romero Rodrigues Veiga, 46 anos, nasceu no distrito campinense de Galante. É casado e atualmente é deputado federal. Possui o curso superior completo. Rodrigues foi vereador por quatro mandatos e também deputado estadual. 

O candidato tucano teve na corrida eleitoral o apoio de lideranças nacionais de seu partido. Os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Cássio Cunha Lima (PSDB) participaram de comícios em Campina Grande. Tem como candidato a vice-prefeito o advogado Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB).

A peemedebista Tatiana Medeiros nasceu em Campina Grande,  tem 46 anos e é médica. Fez parte da equipe de médicos do SAMU de Campina Grande desde a sua implantação, em julho de 2004 e, posteriormente, assumiu a coordenação geral em 2005. Em 2010, afastou-se para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, obtendo 10.408 votos, e posteriormente retornou à coordenação do SAMU, onde permaneceu até janeiro de 2011, quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde.

Tatiana conta com o apoio do atual prefeito, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), de quem foi secretária municipal da saúde.

Campina Grande, a 130 km de João Pessoa, é uma das duas cidades que receberão o reforço de tropas federais para garantir a segurança no segundo turno das eleições.