Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Condenado por compra de voto e desvio de dinheiro público, ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo é preso em JP

O ex-prefeito do município de Cruz do Espírito Santo, Luciano Carneiro da Cunha, foi detido na manhã de hoje num shopping da capital e encaminhado para a Central de Polícia.

Luciano Carneiro da Cunha havia sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral a quatro anos de reclusão por captação ilícita de sufrágio, nas eleições de 2000, configurada através do Programa Renda Mínima, destinado a pessoas carentes.

Já no Tribunal de Justiça, o ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo foi condenado a cinco anos de prisão por desvio de verba pública. Segundo relatório do Tribunal de Justiça, Luciano Carneiro da Cunha  teria se dirigido ao Assentamento Massangana I, portando a quantia de, aproximadamente, R$ 200 mil, proveniente do “Programa Garantia de Renda Mínima” do Governo Federal, alegando que iria efetuar os pagamentos às famílias cadastradas.

Após iniciado, o acusado teria suspendido o pagamento, sob o argumento de que estava se sentindo ameaçado pelos moradores que insistiam em receber os meses em atraso.

No dia 25 de janeiro de 2010, o denunciado formulou requerimento ao Ministério Público, apresentando denúncia de que teria deixado o restante do dinheiro do Programa no porta-malas do veículo, que teria ficado detido pelos assentados, e que os mesmos haviam subtraído a importância. Mas, a peça acusatória narra que, após oitiva de testemunhas e perícia realizada pelo Instituto de Polícia Científica, “restou inexoravelmente configurado que o denunciado se apropriou da mencionada verba pública e ainda deu causa a instauração de investigação policial acusando outras pessoas”.

 Luis Torres