Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Concluída capacitação dos professores do EJA (Ascom- PMI)

22022013011
A Secretária de Educação, Adjane Valeriano, ao lado da equipe pedagógica, participou da aula de encerramento.

Foi concluída no início da tarde desta sexta-feira, a capacitação dos professores e professoras que irão lecionar na EJA (Educação de Jovens e Adultos) no município de Ingá.  O treinamento está sendo ministrado pela professora Rilma Sueli de Souza Neto, sob a coordenação das supervisoras,             Geane de Oliveira Alves e Isabelle Lívia B. Silveira Lima. No total, 20 professores já estão aptos para aplicar seus conhecimentos adquiridos através do treinamento, no qual receberam orientações e técnicas atualizadas, no sentido de levarem para a sala de aula práticas de ensino inovadoras visando melhorar substancialmente a qualidade do ensino público, sobretudo no letramento de jovens e adultos.

A professora Rilma realizou como última atividade do curso, um trabalho em grupo em que foram simuladas situações em sala de aula, baseadaS na convivência diária entre alunos e professores.

A secretária de Educação do Município de Ingá, Adjane Valeriano, chegou ao recinto do treinamento acompanhada de toda equipe pedagógica, e participou da conclusão do curso de capacitação. Adjane, falou da importância do trabalho que as professoras ora capacitadas terão na alfabetização e educação de jovens e adultos, lembrando que geralmente é mais fácil alfabetizar as crianças, mas pediu empenho nesta nobre tarefa dos professores, pois quando um adulto é alfabetizado, um novo mundo se deslumbra diante de si e novas oportunidades aparecem. Agradeceu a dedicação de todos e desejou boa sorte nesta nova missão.

Professor Pierre fala em nome dos formandos, ao lado da equipe pedagógica.

Em contato com a equipe da ASCOM-PMI, a supervisora Geane Alves informou que, a pedido da secretária de educação, está trabalhando no sentido de conciliar, a médio prazo, o ensino regular do EJA com cursos profissionalizantes, tendo como objetivo a transformação do cidadão através do letramento, bem como sua inserção no mercado de trabalho.

 

A supervisora Isabelle, informou que os professores do EJA que estão ora concluindo esta capacitação, terão também uma formação continuada bimestralmente, dentro de uma nova visão do MEC que tem se preocupado em elevar a qualidade desta modalidade de ensino, que tem como público alvo jovens e adultos em idade produtiva. “Belinha” lembrou ainda que está em curso a preparação pela secretaria da semana pedagógica, que será implantada brevemente.

O atual treinamento teve início na segunda-feira, 18, com duração de uma semana, sendo realizado no espaço do SONHO DE FESTAS E RECEPÇÕES, nos dois expedientes, através da empresa CEI – Consultoria Educacional Integrada.

ASCOM – PMI