Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Compra dos cães: por que o Governo age como um pitbull?

O problema talvez esteja não na compra dos cães. Certamente é um procedimento corriqueiro numa administração pública a aquisição de cães para auxiliar o trabalho da Polícia Militar. O problema é a forma. E talvez o preço. Está claro que houve um pequeno sobrepreço. Coisa a toa. Mas, nada de espantar. Até pequeno para os atuais padrões verificados no Estado.

O que impressiona é a ferocidade de pitbull do Governo. A reação do governador Ricardo Coutinho e seus auxiliares foi realmente de causar espanto. Em vez de explicarem a aquisição da matilha, preferiram descarregar toda sua ira contra a Imprensa. Novamente. O governador ficou furibundo (o que não é novidade) e seus auxiliares ficaram todos igualmente iracundos.

Dão péssimo exemplo de civilidade, quando ficam assim de maus bofes. Nem um cão labrador (um dos cães adquiridos), conhecido por sua docilidade, reagiria dessa forma. Todo gestor público tem obrigação de dar explicações dos gastos. O dinheiro é público. O público tem direito de saber. Aliás, só quem tem direito de ficar com raiva é quem paga a conta dessas traquinagens.

Está na hora do Governo se vacinar contra essas reações de raiva. Mesmo um rotweiller, temido pela ferocidade, age de forma civilizada quando devidamente adestrado. O governador e sua equipe não estão acima da lei, nem formam uma matilha para ficarem mostrando os dentes, sempre que são questionados sobre suas ações. Têm obrigação de dar explicações.

Se o governador está adquirindo os cães de pedigree para, finalmente, reduzir a criminalidade que ele prometeu na campanha dar solução em seis meses, parabéns. Se está comprando os cães para vigiar os cofres do Estado e impedir escândalos como a gastança na Granja, que bom. Se resolveu adquirir os cães para vigiar de perto o uso do avião do Estado, louvores.

Mas, nesse caso a Paraíba não precisaria de gestores. Bastaria uma matilha pra dar conta do recado. Não é o caso, imagino. Então, o governador e sua equipe precisam ter calma, para dar explicações, sim, porque o cidadão tem direito de ser informado. Inclusive sobre a compra de cães. Ou se têm gatos atuando junto aos cofres públicos. Ou se há ratos atuando nos bastidores.

Porque se não mostrar altitude de um administrador responsável vai terminar passando a impressão de não ter o pedigree que a população imaginava ter quando o elegeu há três anos.

Helder Moura