Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CLUBE DA HISTORIA EM : Sementes de justiça, sementes de esperança

No meio da atmosfera tóxica de Watts, há sementes a brotar, jardins orgânicos a florescer, há jovens a descobrir a sua vocação e os alimentos saudáveis estão a integrar-se na vida quotidiana.

 

Se conseguirem pensar num lugar com uma elevada taxa de criminalidade, o maior índice per capita de drogas, a população mais dependente da assistência social e a taxa de infeção por HIV com o mais rápido ritmo de crescimento, tudo isto numa das cidades mais ricas de um dos países mais ricos do mundo, então poderão imaginar Watts na Califórnia – uma região na zona Centro-Sul de Los Angeles.

 

O meu nome é Anna Marie Carter, mas sou mais conhecida como “A Senhora das Sementes”. Tenho um mestrado em Jardinagem e ajudo as pessoas a criarem jardins orgânicos de graça para os que sofrem de HIV/SIDA, cancro, diabetes, tensão arterial alta, obesidade e outras doenças. A minha militância leva-me até aos centros de reabilitação de drogas e álcool, instituições de saúde mental, centros comunitários, escolas, projetos de habitação e abrigos que acolhem mulheres que saem da prisão e regressam à comunidade.

Ajudo as pessoas a cultivar os seus próprios alimentos.

Mas não é apenas isso que lhes transmito.

 

O ambiente em Watts é tóxico. Somos avisados para não beber a água. O ar é poluído e não há muita chuva. Gangues multigeracionais, abuso de drogas, institucionalização permanente de menores por parte da assistência social durante gerações e os baixos padrões morais, tudo isto tem contribuído para a falta de autoestima, depressão, superpovoamento, crime e comportamentos negligentes no que diz respeito ao sexo e às drogas.

Onde parece não haver esperança, parece também não haver razões para ser feliz ou ter um comportamento decente – ou sequer sonhar.

 

A saúde da comunidade é ainda mais posta em perigo pela ausência de comida verdadeira. A comida disponível é geneticamente manipulada e encontra-se carregada de pesticidas. A maioria das pessoas come alimentos que são embalados, engarrafados, enlatados, encaixotados ou congelados. Muitos deles veem da América do Sul e México através de acordos de comércio livre. Nem sequer recebemos alimentos produzidos na Califórnia… O pesticida DDT é ainda usado em grande escala na América Latina, e aqui também não temos acesso a alimentos integrais… A comida muito processada e a carne de má qualidade afetam a saúde, tanto física como mental, de toda a gente.

 

Tive há muitos anos uma loja de vegetais, sementes e plantas orgânicas.

No primeiro dia em que fui abrir a porta da frente, olhei para trás e ali estavam três rapazinhos, alinhados em fila… Abri a porta e eles entraram depois de dizer “Bom dia!” E continuaram, levando todas as minhas plantas para fora, organizando os vegetais orgânicos e as bancas das flores para aquele dia. Foram-me enviados por alguém… E eu ensinei-lhes muitas coisas. Nas traseiras, plantámos tomateiros que atingiram mais de dois metros de altura. Os rapazes vendiam os tomates e com o dinheiro compravam a roupa da escola e os mantimentos. Um deles até chegou a pagar as contas do dia-a-dia da mãe.

Agora já são crescidos mas, quando os encontro, beijam-me sempre, abraçam-me e agradecem-me.

 

Depois de concluir o mestrado em Jardinagem, iniciei o meu internato no antigo Watts Family Garden. Mas em breve perdemos a batalha para salvar o jardim de ser vendido. Levei pois o meu recém-criado Clube de jardinagem para o centro de entretenimento da cidade de Los Angeles. Aqui, dava uma aula intitulada “O valor de uma Semente”, levando as crianças ao jardim e plantando os ingredientes que iriam dar origem a molhos como pesto ou salsa e salada de repolho.

 

Ensinámos as crianças a desenvolver receitas e logótipos para os seus produtos alimentares e, com algumas ajudas, comprámos o nosso próprio centro em 2002. No clube, temos um projeto de Agricultura Sustentada da Comunidade (CSA), que fornece produtos agrícolas frescos às populações daqui, e encaminhamos os nossos produtos para pontos de venda e mercados agrícolas mais longínquos. Damos ainda formação em empreendedorismo agrícola, o que inclui aulas de conduta, cuidados pessoais, hospitalidade e relações de venda.

 

Ensinamos o “Valor de uma Semente” na jardinagem orgânica e na criação de produtos de mais-valia. Os participantes da turma Feito em Wattsfabricam os seus próprios produtos de banho para venda à comunidade. A turma da Estufa Orgânica ensina a cultivar alfaces, ervas e flores de interior. Em breve, o centro terá uma estufa no quintal. O curso de cozinha cobre a alimentação vegan e vegetariana.

Também promovemos ralis anti droga e anti gangue, grupos de apoio ao HIV e oficinas de saúde holística.

Envolvemos a comunidade na construção de jardins e ligamo-nos em rede a outras comunidades de baixos rendimentos. Temos mais de duzentos estudantes no nosso centro e vamos até onde as pessoas estão a plantar jardins e damos aulas.

 

Um dos estudantes do Clube de Jardinagem de Watts é um jovem a quem iremos chamar David que nunca conheceu o pai, a cumprir uma pena de prisão perpétua. A mãe é toxicodependente e o padrasto é traficante de drogas. David é hiperativo e não consegue parar de mexer com as mãos. É asmático, usa um inalador e toma Ritalin. Aos onze anos de idade, parece ter o perfil ideal para se juntar a um gangue…

Mas é comunicativo e gosta de trabalhar com as mãos! Por isso, ensinei-o a construir contentores e a plantar ervas, flores e legumes. E ele começou a perguntar aos retalhistas se o deixariam embelezar os campos deles com as suas criações. Tem uma pasta com os trabalhos e é sempre muito bem-sucedido.

Semente de esperança…

 

Também oferecemos sessões com grupos de pesquisa interdisciplinar no Clube de Jardinagem. Aqui, plantamos as sementes de mudança, saber e memória ao enfrentar a nossa história coletiva e provar o sabor amargo da escravatura, opressão, injustiça e falta de amor-próprio. Absorvemos estas emoções, criamos laços como nunca antes tinha acontecido e depois, rebobinando para a frente até ao século XXI, fazemos um completo ponto de situação em relação à nossa situação atual, hoje, aqui, em Watts, na Califórnia.

 

Em círculo, com a ajuda de um mediador, temos duas horas de improvisações de música popular que fazem a melodia mais doce – o som de seres pensantes que estão completamente focados e respondem à chamada para se concentrar nos problemas das nossas comunidades e criar soluções viáveis.

Estamos a trabalhar em rede e a formar alianças.

Sementes de mudança…

 

Se olharem para a História, poderão constatar que basta apenas uma pessoa para mudar o ambiente circundante – uma pessoa que toma uma posição, advoga uma causa, age.

Basta uma só pessoa para mudar o mundo inteiro.

Basta uma só pessoa: tu!

 

Anna Marie Carter

 

J. Canfield, M.Hansen, C.C. Carter, et al.

Chicken Soup for the Soul. Stories for a Better World

Florida, HCI, 2003

(Tradução e adaptação)