Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Cidade de Areia busca parceria da PBTur para retomar atividades culturais

  • por

 

 A cidade de Areia (distante 122,5 Km de João Pessoa) pretende retomar as atividades culturais que a projetaram no cenário regional e em todo o país. Outra intenção da nova administração municipal é  criar novos roteiros turísticos. O primeiro passo vai ser a retomada do Carnaval Tradição que pretende trazer de volta as orquestras de frevo, marchinhas,     Ala ursa e o ‘Pereirinha’, com os festejos sendo realizados no Centro da cidade e contanto com a participação da população.  

 

Nesse sentido, representantes da Secretaria de Turismo e Eventos de Areia estiveram reunidos com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino Cavalcanti, o diretor de Economia e Fomentos, Francisco Linhares, e com o coordenador de Eventos da PBTur, João Wharles, na quarta-feira (30) e formalizaram o pedido de parceria do órgão estadual. O “Carnaval de Todos”, tema escolhido pelo município, será aberto no dia 9 de fevereiro, quando a população conhecerá o rei e a rainha do carnaval.

Pela programação estão previstas o desfile da Ala Ursa, ‘Pereirinha’ e apresentação dos Blocos Carnavalescos. “Será um carnaval de rua. É uma coisa familiar e que vai gerar em torno de 150 empregos temporários. Existem mais de 30 barracas cadastradas”, relatou o secretário de Turismo e Eventos de Areia, Adriano Nunes.

De acordo com o secretário, a reunião teve como pauta o s trabalhos que serão desenvolvidos neste ano. “Pretendemos criar novos roteiros para Areia; estreitar os laços com as operadoras e agências de viagem, divulgar os nossos produtos. Então, buscamos a parceria da PBTur para traçar esses roteiros, bem como para ouvir do órgão quais os problemas que vêm sendo detectados em Areia e quais as sugestões que o órgão tem a nos oferecer”, afirmou Adriano.

Segundo Adriano, a identidade do município de Areia sempre foi a cultura. A proposta é que depois da retomada do Carnaval Tradição, o município realize o Evento de Aniversário de Pedro Américo (artista plástico brasileiro, nascido em Areia), que deverá acontecer no mês de abril. Depois comemorar o aniversário da cidade, no mês de maio, será realizado o ‘Caminhos do Frio’ e retomar o Festival de Artes, bem como o Festival Brasileiro da Cachaça e Rapadura.

“O Festival Brasileiro da Cachaça e Rapadura projetou Areia nacionalmente. Inclusive, nós tínhamos 120 engenhos em ‘fogo morto’. Ou seja, não estava funcionando. Hoje, contamos com mais de 30 engenhos em atividade, graças a esse festival”, observou o s ecretário de Turismo e Eventos.

 



Agenilson Santana
xx83-3247-7019/8887-9802